Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Turismo
Carnaval Crise chega às ladeiras: casarões de Olinda ainda esperam hóspedes Várias placas com ofertas na cidade alta esperam foliões dispostos a alugar um imóvel

Por: Mariana Fabrício - Diario de Pernambuco

Publicado em: 30/12/2015 12:15 Atualizado em: 30/12/2015 16:52

Procurados por empresas e grandes grupos de turistas, os casarões do Sítio Histórico de Olinda são pontos certos para quem pretende visitar o carnaval de perto. No entanto, a crise financeira agravada no final deste ano deve intensificar a multidão nas ladeiras e deixar alguns imóveis de portas fechadas. As casas históricas localizadas em ruas que são referência na folia costumam ter os contratos fechados até um ano antes, mas não é preciso andar muito para perceber que ainda existem várias placas com ofertas na cidade alta. A procura com antecedência acontece principalmente para quem deseja parcelar os valores, que costumam passar dos 10 mil.

O artesão Enoque José da Silva diz sentir os efeitos da crise na procura por casas durante o carnaval. Foto: Mariana Fabrício/DP.
O artesão Enoque José da Silva diz sentir os efeitos da crise na procura por casas durante o carnaval. Foto: Mariana Fabrício/DP.

"A procura caiu em torno de quarenta porcento nesse ano, mas já venho sentindo sintomas há dois anos. Geralmente nesta época já tínhamos fechado negócio", compara o artesão Enoque José da Silva, 51 anos. Ele aluga uma casa com dois andares na rua São Bento, onde fica a Secretaria de Governo. O primeiro piso tem dois quartos, dois banheiros e dois salões, já o térreo abriga a cozinha com eletrodomésticos, um banheiro e mais dois quartos. Segundo Enoque a capacidade é para 60 pessoas. O aluguel chega a 25 mil.

O número 292 espera encontrar uma família que alugue a casa durante os quatro dias de folia.  Foto: Mariana Fabrício/DP.
O número 292 espera encontrar uma família que alugue a casa durante os quatro dias de folia. Foto: Mariana Fabrício/DP.

O casal que mora no número 292 da rua do Bonfim, um dos pontos de mais aglomeração, já diminuiu a oferta para conseguir o aluguel da casa com três salas e dois quartos. O valor passou para 13 mil durante os quatro dias e pode ser divido por até 15 pessoas que ocuparem o espaço.

A preferência era de receber apenas famílias, mas percebendo a dificuldade o proprietário Carlos Alberto, 65, preferiu mudar a exigência e facilitar a negociação e aceita grupos de até 15 pessoas. O acordo é feito por contrato para assegurar que a casa estará do mesmo jeito que foi entregue. "Deixamos alguns móveis principalmente geladeira, microondas e fogão. O resto nós guardamos em outra casa", conta Alberto que vai aproveitar os dias de folga para viajar com a esposa.

Olinda ainda tem muitas opções para quem deseja passar os dicas de carnaval no epicentro da folia. Foto: Mariana Fabrício/DP.
Olinda ainda tem muitas opções para quem deseja passar os dicas de carnaval no epicentro da folia. Foto: Mariana Fabrício/DP.

Somente na rua Prudente de Morais, também no Carmo, próximo aos Quatro Cantos e do Mercado da Ribeira, é possível encontrar mais três opções de espaços para aproveitar o carnaval de perto. A administradora Ticiane Didier, 36, conta que os espaços eram garantidos há cinco anos seguidos para empresas que, até o momento, não deram sinal de interesse. "Apenas uma casa já está alugada. As outras têm uma proposta mais diferenciada, pois se trata de locais day use, para eventos e receptivos com capacidade para 200 pessoas, mas ainda procuramos interessados", diz.

Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco