Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de TECNOLOGIA
Doodle Google homenageia 107 anos da escritora Rachel de Queiroz A romancista ficou conhecida por ser a primeira mulher a ingressar na Academia Brasileira de Letras

Por: Manuela Cavalcanti - Diario de Pernambuco

Publicado em: 17/11/2017 09:47 Atualizado em: 17/11/2017 11:40

Foto: Google/Reprodução
Foto: Google/Reprodução
Em comemoração aos 107 anos da escritora e romancista Rachel de Queiroz, o google fez uma homenagem em sua página inicial na manhã desta sexta-feira (17). 

A cearense ficou conhecida como uma das mulheres mais atuantes na literatura brasileira. Entre suas obras de destaque estão O Quinze, As Três Marias e O Caminho de Pedras, destacando, como de costume, a vida social nordestina. Rachel também ganhou diversos prêmios de destaque entre eles Prêmio Camões, sendo a primeira mulher a recebê-lo. Em 1977, também ficou conhecida por ser a primeira mulher a ingressar na Academia Brasileira de Letras. 

A homenagem comemorativa em formato de Doodle feito pela empresa direciona o buscador para uma página que fala da vida da escritora. A iniciativa, surgida através de uma brincadeira entre o CEO Larry Page e o presidente da Alphabet Sergey Brin, chegaram a homenagear inúmeros brasileiros, entre eles Chico Mendes, Vinícius de Moraes, Luiz Gonzaga, Tom Jobim e Tarcila do Amaral. 

O que iniciou como uma "brincadeira" hoje já vem se tornando algo oficial. Já foram lançados mais de 2 mil doodles pela empresa. Atualmente existe um setor específico do Google para produzir a logomarca. Cada publicação é customizada para determinado país, sendo assim, algumas das homenagens restritas. O que poucos sabem é que a criação das locomarcas também vem de sugestões do público. A escolha vem a partir das datas de grandes celebrações ou aniversários interessantes. 

Para enviar as sugestões de doodle, basta enviar um e-mail para proposals@google.com. A equipe recebe centenas de pedidos diariamente.



Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco