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Notícia de TECNOLOGIA
Transporte GyroDrive, um helicóptero na estrada para competir com carros voadores O GyroDrive é um mini-helicóptero que pode circular nas estradas

Por: Estado de Minas

Publicado em: 13/06/2017 16:23 Atualizado em: 13/06/2017 16:27

Foto: Reprodução (Foto: Reprodução)
Foto: Reprodução

Enquanto os fabricantes de automóveis do mundo todo competem para fabricar um carro voador, o checo Pavel Brezina preferiu buscar outra solução com seu GyroDrive, um mini-helicóptero que pode circular nas estradas.

Brezina, de 51 anos, é piloto, engenheiro e proprietário da "Nirvana Systems", uma empresa de motores para pequenos artefatos voadores. Ele assegura que seu veículo é capaz tanto de voar como de se mover por rodovias.

"É o único veículo voador certificado também para rodovias", explica à AFP em um hangar do aeroporto de Prerov-Bochor, no leste da República Checa.

"Os outros tentam construir um carro de grande velocidade que também possa voar, mas não é a mesma coisa", afirma o piloto, que tem 30 anos de experiência.

Seu GyroDrive, construído sobre a base de um giroplano (mini-helicóptero) tem um rotor que pode subir e descer e uma hélice traseira para a propulsão.

A companhia de Brezina compra giroplanos fabricados na Alemanha e adiciona neles um sistema para passar de um motor a gasolina, para voar, a outro elétrico, para andar por rodovias.

Sobre o asfalto, o GyroDrive, que tem dois lugares, pode viajar a no máximo 40 km/h em trajetos curtos, para chegar a um posto de gasolina ou a um hotel, por exemplo. Porém, não pode circular por autopistas, onde a velocidade mínima é de 80 km/h.

O veículo é resistente ao vento, à chuva e à neve e precisa de cerca de 100 metros para decolar. No ar, pode atingir uma velocidade máxima de 180 km/h, com um raio de ação de 600 km.

Para transformá-lo em um veículo terrestre após o pouso, o piloto precisa imobilizar o rotor principal ao longo do eixo do GyroDrive e exibir sua placa de matrícula.

O preço de venda inicial do GyroDrive é de 1,5 milhão de coroas (57.000 euros), mas pode chegar a até quatro milhões de coroas (151.000 euros), dependendo das especificações.

Projetos similares

Enquanto Brezina sonha ir a Londres com sua mulher e seus filhos a bordo de GyroDrives, vários fabricantes estão desenvolvendo veículos similares.

Na vizinha Eslováquia, a companhia AeroMobil assegura ter recebido dezenas de pedidos para seu carro com asas e um turbopropulsor que deve chegar ao mercado em 2020.

O AeroMobil poderia atingir até 180 km/h na estrada e 360 km/h no ar, com um raio de ação de 700 km em ambos os casos.

O presidente da companhia, Juraj Vaculik, explica à AFP que pretende produzir 500 unidades inicialmente, embora seu preço - entre 1,2 e 1,5 milhão de euros - poderia limitar as vendas.

O gigante japonês Toyota também participa em um projeto de carro voador, desenvolvido por um grupo de jovens engenheiros.

O veículo, chamado "SkyDrive" e com espaço apenas para um motorista-piloto, tem asas retráteis e usa tecnologia de drones para voar a 100 km/h a uma altura de dez metros, e para se deslocar a 150 km/h em estradas.

A startup Kitty Hawk, do Vale do Silício (Califórnia), publicou um vídeo de um protótipo aéreo chamado "Flyer" e anunciou planos de disponibilizar uma "máquina voadora pessoal" ainda neste ano.

Na República Checa, Brezina obteve a licença para seu GyroDrive em março, três anos após o início do projeto.

Sua primeira viagem foi a Praga, cerca de 230 km ao oeste de Prerov-Bochor.

Após aterrissar em um aeroporto dos arredores da capital, seguiu com o veículo até a turística praça de Wecenslas, no centro da cidade, para tomar um café, mas foi parado pela polícia no meio do caminho.

"Se você visse um veículo assim circulando por Praga, você não iria pará-lo? Eu sim", brinca o engenheiro, acrescentando que a polícia apenas verificou seus documentos e fez um teste de bafômetro.


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