Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de TECNOLOGIA
Educação Recife receberá um dos maiores eventos de robótica do país na próxima semana Robótica 2016 acontecerá no Shopping RioMar entre os dias 9 e 12 de outubro. A entrada é gratuita

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 07/10/2016 17:43 Atualizado em:

O Recife sediará o Robótica 2016, um grande encontro entre competidores nacionais e internacionais da área. O evento acontecerá no Shopping RioMar, do domingo à quarta-feira, ou seja, entre os dias 9 e 12 de outubro. A entrada é gratuita.

O Robótica é dividido em três competições: a Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), a Latin American Robotics Competition (LARC) e a Competição Brasileira de Robótica (CBR).

A OBR conta com a participação de estudantes dos ensinos fundamental, médio e técnico e os estimula às carreiras científico-tecnológicas. O certame tem apoio do Governo Federal e promove debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro.

Já a LARC e a CBR são destinadas às competições de robótica entre alunos do ensino fundamental à pós-graduação, além de pesquisadores da América Latina. As disputas envolvem categorias da RoboCup e do IEEE e contemplam tarefas como futebol de robôs reais, simulação de futebol de robôs 2D e 3D, resgate de vítimas e presenças de robôs de serviço para auxiliar em atividades domésticas, robôs para auxiliar em tarefas logísticas, robôs aquáticos e robôs que dançam. Todos os robôs da OBR e CBR/LARC operam sem interferência humana. O campeão de cada categoria garante vaga na competição internacional RoboCup, que será realizada em 2017 em Nagoya, no Japão.

Outro evento que faz parte da Robótica 2016 é a 6ª Mostra Nacional de Robótica (MNR). Considerada a maior mostra de trabalhos em robótica do país, o evento busca a valorização do conhecimento interdisciplinar e integrado. Serão expostos protótipos de robôs e trabalhos de automação criados pelos participantes.

Todos os eventos contam com o apoio da Sociedade Brasileira de Automação (SBA) e da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), além de suporte financeiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Serviço:
Evento: Robótica 2016
Data: 9 a 12 de outubro
Horários: 9/10 - 12h/20h
10 -11/10 - 9h/20h
12/10 - a partir de 12h
Local: RioMar Shopping

Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco