Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de TECNOLOGIA
Economia Aplicativo possibilita empréstimo de objetos entre vizinhos Segundo o "Tem Açúcar?", a taxa de sucesso dos pedidos aumentou de 50% para 62% desde que o sítio se tornou aplicativo

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 04/10/2016 16:27 Atualizado em: 04/10/2016 16:42

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação


Uma plataforma que facilita o empréstimo de objetos entre vizinhos de maneira gratuita existe como site há dois anos e agora é um aplicativo. O "Tem Açúcar?" tem como objetivo "ajudar as pessoas a economizar dinheiro, consumir de maneira consciente e criar senso de comunidade em suas vizinhanças", explica a plataforma em comunicado.

Nascido a partir de um investimento da fundadora Camila Carvalho, o site conta com 82 mil usuários e presença em 23 países, 12.500 bairros e em todos os estados do Brasil. Mais de 40 teses de mestrado, doutorado e graduação incluíram o "Tem Açúcar?" como caso de estudo.

Segundo o "Tem Açúcar?", a taxa de sucesso dos pedidos aumentou de 50% para 62% desde que o sítio se tornou aplicativo. Já o tempo médio de resposta diminuiu de 1 dia para 1 hora.

Passo a passo

No aplicativo, o usuário descreve o motivo de querer um determinado objeto e o período pelo qual pretende usá-lo. A pessoa também pode determinar o raio onde quer procurá-lo.

A plataforma pergunta aos vizinhos que moram dentro do raio determinado se algum deles tem disponibilidade de emprestar o objeto pedido. A partir daí, uma conversa é aberta entre o vizinho que precisa e o vizinho que oferece para que combinem as condições do empréstimo e o lugar do encontro.

Depois, é feita uma avaliação entre os vizinhos para definir a reputação dos usuários e garantir a segurança de novos empréstimos.

Campanha de financiamento coletivo e rede social são as próximas metas
O "Tem Açúcar?" lançará na próxima segunda-feira uma campanha de financiamento coletivo para fazer do aplicativo uma rede social da vizinhança, permitindo outros tipos de colaboração sem troca financeira como caronas, ajuda para trocar uma lâmpada, doação de objetos, indicação de serviços locais, companhia para fazer exercício, criação de eventos locais ou até mesmo um simples encontro entre vizinhos.

Segundo Camila Carvalho, usar o "Tem Açúcar?" é "como bater em centenas de portas em poucos minutos, é tocar a campainha da vizinhança inteira".

As três maiores plataformas de compartilhamento de objetos do mundo, juntas, já ajudaram pessoas a economizar mais de US bilhão, diz o app.

Para participar e saber mais informações sobre a campanha, este link estará disponível a partir da próxima segunda-feira.

Grupo Diario de Pernambuco