Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de TECNOLOGIA
Estatística Estudo revela que mercado de tablets cresceu 3% em relação ao primeiro trimestre de 2016 De acordo com levantamento da IDC, entre os meses de abril e junho foram comercializados 860 mil equipamentos

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 27/09/2016 16:11 Atualizado em:

O mercado de tablets voltou a crescer. Segundo pesquisa do IDC Brazil Tablets Tracker, realizado pela IDC Brasil, foram comercializados 860 mil equipamentos entre julho e setembro, incluindo os notebooks 2 em 1, ou seja, 3% a mais do que no primeiro trimestre.

A expectativa é de que o mercado continue apresentando taxas elevadas nos próximos trimestres, principalmente por conta do Dia das Crianças, comemorado em 12 de outubro, e do Natal, festejado em 25 de dezembro. O público infantil é o foco dos fabricantes que apostam em modelos cada vez mais personalizados para uma faixa etária que ainda não utiliza o celular. A Black Friday, que tradicionalmente conta com preços baixos e promoções, é outro potencial dia de vendas, conta o analista de mercado da IDC Brasil, Wellington La Falce, em nota.

O ticket médio dos tablets, em 2015 era de R$ 428. Neste ano, está em torno de R$ 443. "Com a estabilidade do dólar, os preços devem ficar mais atrativos. Porém, estamos falando de um equipamento que depende muito do câmbio. Então, nossa previsão para este ano é de uma elevação de aproximadamente 17% no valor investido para adquirir o produto", completa Wellington.

Quando comparado o segundo trimestre de 2016 com o mesmo período de 2015, o mercado de tablets apresentou queda de 32%. De acordo com o analista da IDC Brasil, a categoria perdeu espaço para os smartphones de tela grande. "Antes, o tablet de 7 polegadas era padrão e os smartphones tinham 4 polegadas. Hoje, os celulares têm telas maiores e se tornaram mais atrativos. Houve uma canibalização dos tablets, já que não conseguimos mais justificar a compra de dois aparelhos tão similares. Além disso, muitos fabricantes abandonaram o Brasil. Atualmente, apenas três marcas concentram 75% de todo o mercado", justifica.

O estudo aponta, ainda, que devem ser comercializados 4 milhões de dispositivos este ano, ou seja, 30% a menos do que em 2015. Já para 2017, a expectativa é de que a categoria atinja 3.6 milhões de produtos vendidos.

Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Trinta anos de amor de um brasileiro pelo kung fu chinês
Grupo Diario de Pernambuco