Clouds27° / 27° C

DOENÇA

Silvio Santos internado: saiba os sintomas da gripe H1N1

Apresentador de 93 anos apresentava sintomas da gripe quando chegou ao Hospital Albert Einstein, na terça-feira (17)

Publicado em: 18/07/2024 13:55

Silvio Santos foi internado com H1N1 (Foto: Reprodução)
Silvio Santos foi internado com H1N1 (Foto: Reprodução)
O estado de saúde do apresentador Silvio Santos, de 93 anos, ganhou as manchetes ao redor do país após sua internação com H1N1 no Hospital Albert Einstein, na zona sul de São Paulo. 

Silvio, que, conforme informações da Folha de S. Paulo, deve receber alta entre esta quinta-feira (18) e sexta-feira (19), apresentava sintomas da gripe quando chegou à instituição de saúde, na terça-feira (17). 

Sintomas da gripe H1N1

Os principais sintomas da gripe são febre, dor de garganta, tosse, dor no corpo e dor de cabeça. Em adultos sadios, o quadro clínico pode variar de intensidade, enquanto em crianças a temperatura pode atingir níveis mais altos, sendo comum o achado de aumento dos linfonodos cervicais. Também podem fazer parte os quadros de bronquite ou bronquiolite, além de sintomas gastrointestinais.

Idosos, por sua vez, quase sempre se apresentam febris, às vezes, sem outros sintomas, mas em geral, a temperatura não atinge níveis tão altos.

Os demais sinais e sintomas da gripe são habitualmente de aparecimento súbito, como calafrios, mal-estar, cefaleia, mialgia, dor nas juntas, prostração e secreção nasal excessiva. 

Também é possível que os pacientes apresentem diarreia, vômito, fadiga, rouquidão e olhos avermelhados e lacrimejantes.

Alguns casos podem evoluir com complicações, especialmente em indivíduos com doença crônica, idosos e crianças menores de 2 anos, o que acarreta elevados níveis de morbimortalidade. 

As complicações mais comuns são pneumonia bacteriana e por outros vírus, sinusite, otite, desidratação, piora das doenças crônicas e pneumonia primária por influenza, que ocorre predominantemente em pessoas com doenças cardiovasculares (especialmente doença reumática com estenose mitral) ou em mulheres grávidas.

Mais Notícias