Diario de Pernambuco
Busca

TEMPERATURA

Especialista dá dicas de como cuidar da pele neste período de frio

Publicado em: 19/05/2022 13:35

 (crédito: silviarita/ Pixabay)
crédito: silviarita/ Pixabay
A previsão do tempo anunciada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para os próximos dias é de muito frio. A chegada do inverno e a onda gelada nos acende um alerta para alguns cuidados que devemos ter com a pele.

O dermatologista Erasmo Tokarski que explicou como o clima frio afeta a pele e os lábios e deu algumas dicas de cuidados que devemos tomar para amenizar os efeitos do frio.

O médico explica que, com as temperaturas mais frias, a transpiração corporal diminui e, consequentemente, as peles do corpo e do rosto ficam mais seca, sendo necessária uma hidratação mais potencializada.

"Alguns dos sintomas gerados pela falta de hidratação corporal são descamação, feridas, ardência e vermelhidão. Os lábios sofrem um pouco mais, por serem mais sensíveis. Por esta razão, a proteção e os cuidados com essa parte do corpo devem ser redobrados para prevenir esse tipo de situação", aponta Tokarski.

O especialista ressalta que, no clima frio, também é comum que o banho seja mais quente, o que provoca uma remoção da oleosidade natural de forma mais intensa e, por consequência, o ressecamento.

Confira as dicas Erasmo Tokarski para cuidar da beleza no frio:
 
Hidratação: É indispensável frisar a importância da hidratação, pois é isso que vai evitar que a pele fique ressecada e descamando durante o período de frio. O ideal é escolher um hidratante indicado para o seu tipo de pele e usá-lo duas vezes ao dia ou logo após a lavagem do corpo e do rosto;
 
Banhos mornos: Com as temperaturas mais baixas, a tendência é tomar banhos mais demorados e com a água mais quente. Contudo, essa prática favorece a perda de água pela pele e pode fazê-la ficar mais ressecada. O ideal é que a água seja fria ou, no máximo, morna.
 
Cuidados com os lábios: Os lábios por terem uma pele mais fina, geralmente, são os primeiros a manifestarem o ressecamento. Para evitar descamação fina e solta na boca é importante utilizar um hidratante labial durante o inverno.
 
Beba água: É imprescindível a ingestão de água para conservar a hidratação da pele e de todo o organismo.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
WIDGET PACK - Sistema de comentários