Rain27° / 28° C

ELEIÇÕES

União Brasil oficializa apoio a João Campos após Mendonça se afastar da diretoria municipal

Ex-ministro da Educação declarou alinhamento à Daniel Coelho, pré-candidato de Raquel Lyra no Recife

Publicado em: 29/05/2024 15:30

João Campos (PSB) se reuniu com o União Brasil em Brasília para firmar aliança (Divulgação)
João Campos (PSB) se reuniu com o União Brasil em Brasília para firmar aliança (Divulgação)
Após Mendonça Filho (UB) comunicar seu afastamento da presidência municipal do União Brasil e declarar seu apoio a Daniel Coelho (PSD) à Prefeitura do Recife, a sigla oficializou sua aliança com o prefeito João Campos (PSB) para a disputa pela reeleição em outubro. O alinhamento foi definido em reunião com a direção nacional da legenda em Brasília nesta quarta-feira (29).

A mobilização vinha sendo almejada pelo grupo político encabeçado pela família Coelho em Pernambuco, mas encontrou resistência interna de Mendonça e seus aliados. Como o Recife possui mais de 200 mil eleitores, a diretoria nacional dos partidos pôde interferir na decisão do diretório municipal.

Em troca do apoio ao gestor em sua campanha de reeleição, os socialistas garantem votos ao deputado federal Elmar Nascimento na disputa pela presidência da Câmara dos Deputados em 2025.

“Estou muito feliz de contar com o apoio do União Brasil, através da sua direção nacional. É um reforço extremamente importante para a caminhada que estamos trilhando com muita dedicação e compromisso com os recifenses. Quero agradecer a confiança do presidente nacional Antônio Rueda, do deputado federal Elmar Nascimento, do ex-prefeito Miguel Coelho e do deputado Fernando Filho, que foram primordiais para a construção desse alinhamento”, disse o prefeito da capital pernambucana.

O presidente nacional do União Brasil, Antônio Rueda, celebrou a convergência entre as siglas à nível nacional. “Esse é um momento histórico, de uma parceria que vai refletir em avanços para o Recife e que nos permite fortalecer o projeto liderado por Elmar na Câmara dos Deputados”, frisou.

O ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (UB), à frente das discussões sobre uma possível aliança com João Campos, também comentou o acordo costurado pelas siglas, ressaltando a participação de seu grupo político na articulação.

“O nosso alinhamento é fruto de um processo que aponta para um novo caminho no nosso Estado. Desde o início do ano, externamos o nosso entendimento de que João representa o melhor para o Recife e que nossa parceria possibilitará a Pernambuco uma alternativa que prioriza, sempre, a população”, pontuou Miguel.

Também participaram da reunião o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira; o líder do PSB na Câmara, Gervásio Maia; o deputado federal Felipe Carreras (que liderou a bancada do PSB), e o deputado federal Pedro Campos (PSB), que será o próximo líder da bancada.

Mais notícias

Acompanhe o Diario de Pernambuco no WhatsApp
Acompanhe as notícias da Xinhua