Politica

Candidatos de oposição lideram disputa em Camaragibe

Segundo pesquisa, Jorge Alexandre (PODEMOS) venceria as eleições municipais caso elas fossem realizadas hoje

Jorge Alexandre (PODEMOS) lidera pesquisa de intenção de voto em Camaragibe

A avaliação da gestão da prefeita de Camaragibe, Nadegi Queiroz, pode ser fator decisivo na definição de quem será o próximo governante do município.
 
Empossada em 2019, com a cassação de Demóstenes Meira, e reeleita no ano seguinte, Nadegi chega ao final de seu mandato com elevados percentuais de reprovação, com 72% dos cidadãos avaliando sua administração como ruim ou péssima, de acordo com pesquisa da Exatta. 

Ainda de acordo com o levantamento, apenas 11,4% dos pesquisados conceituam o mandato de Nadegi como bom ou ótimo. 

Quando convidados a apontar “qual o melhor serviço oferecido atualmente pela prefeitura”, metade (49,7%) dos entrevistados respondeu “nenhum”. 

A mais de cinco meses das eleições de 2024, os participantes da pesquisa responderam, ainda, espontaneamente em quem votariam caso a escolha precisasse ser feita hoje. Nas três primeiras posições, aparecem Jorge Alexandre (PODEMOS), com 12,9%, Bosco Silva (PSD), com 3,4%, e Ednaldo Moura Júnior (PSB), com 3,1%. 

Já na parte estimulada, quando os entrevistados respondem um questionário no qual aparecem os nomes de todos os pré-candidatos, Jorge Alexandre lidera com 30,3%, seguido por Bosco Silva (11,4%), Diego Cabral (6,0%), Renê Cabral (5,7%), Ednaldo Moura Junior (5,1%), Paulo André (4,0%), coronel Meira (2,4%) e Luiz Rocha (2%). 

Avaliação estadual e nacional

No âmbito estadual, a governadora Raquel Lyra aparece na pesquisa com 71,4% de reprovação contra 28,6% de aprovação. Já o presidente Lula é aprovado por 57,1% e rejeitado por 28,4%, enquanto 14,5% não souberam ou não quiseram avaliar.

Para o levantamento, cujo registro no TSE é PE-05126/2024, foram realizadas 350 entrevistas no município de Camaragibe, entre os dias 13 e 16 de abril de 2024. 

Leia a notícia no Diario de Pernambuco