Politica

Túlio Gadelha não inscreve pré-candidatura e Federação PSOL/Rede adia definição de chapa para o Recife

Deputado federal tem até 25 de abril para apresentar documentação; debate sobre candidaturas acontece no dia 30

Túlio Gadelha (Rede) tenta vencer na Federação para se candidatar a prefeito do Recife

A Federação PSOL/Rede no Recife adiou, na última segunda-feira (15), a definição da chapa que disputará a Prefeitura da capital. Apenas Dani Portela (PSOL) e Alice Gabino (Rede) se inscreveram como pré-candidatas a prefeita e vice-prefeita, respectivamente, com a notável ausência de Túlio Gadelha (Rede), que também se lançou ao pleito.

A reunião cumpria calendário eleitoral interno estipulado em março, onde seriam analisadas as cartas-compromisso das pré-candidaturas. Em comum acordo, a Federação estabeleceu um novo prazo até 25 de abril para o deputado federal apresentar a documentação, e uma nova reunião para decidir as candidaturas majoritárias acontecem no dia 30.

Para a presidente da Federação, Luiza Carolina, o consenso progressivo é um princípio a ser preservado e previsto no Estatuto da instituição. "A ideia é exaurir o debate até que possa se chegar a um convencimento e a decisão seja apresentada de forma conjunta. Se não se chegar a um consenso, o colegiado vota e se exerce a proporcionalidade", afirmou, em nota. 

Leia a notícia no Diario de Pernambuco