Em pronunciamento no plenário do Senado realizado ontem(6), o senador Fernando Dueire (MDB) prestou homenagem ao Diario de Pernambuco pelo aniversário
de 198 anos.
De acordo com o parlamentar, o jornal mais antigo em cirulação da América Latina e também o mais antigo do mundo publicado em língua portuguesa é um orgulho para o estado e para todos os pernambucanos.
Em seu discurso, Dueire destacou o papel histórico do Diario desde sua fundação em 1825, pelo tipografista Antoninode Miranda Falcão, ainda como uma folha de anúncios, e sua trajetória até os dias atuais, passando pelo comando de nomes como Figueroa de Faria, Rosa e Silva e Assis Chateaubriand, sendo testemunha da história de Pernambuco e do Brasil.
Dentre as batalhas travadas nesses 198 anos, o senador fez questão de destacar a luta do periódico na defesa da liberdade de imprensa e da democracia,
principalmente no tocante à luta contra a escravidão, já na década de 1850, 30 anos antes da Leia Áurea. “Os 198 anos do jornal fariam dele uma testemunha privilegiada da nossa história. Mas o Diario não foi mera testemunha; foi participante. Deu voz e ouvidos às mentes pernambucanas e levou a perspectiva do Estado ao resto do Brasil”, destacou. Ainda de acordo com Fernando Dueire, nos dias atuais, o Diario continua desempenhando um papel fundamental para a sociedade, sobretudo em tempos de desinformação e dissiminação de fake news por robôs e redatores anonônimos.
“Mais do que nunca, existe demanda por integridade jornalística, por informação confiável e de qualidade. Mais do que nunca, existe demanda por um jornalismo competente, dedicado, humano, atento aos interesses da população”, reforçou.
Além do pronunciamento, o senador Fernando Dueire também protocolou na Câmara Alta um Requerimento de Voto de Congratulações ao Diario de Pernambuco.