Politica

Bolsonaro será internado hoje para passar por duas cirurgias

Um terceiro procedimento cirúrgico no ex-presidente Jair Bolsonaro, de desvio de septo, está previsto, mas ainda não tem data definida

O quadro de suboclusão intestinal que acomete o ex-presidente foi provocado pela facada que atingiu Bolsonaro, em 2018, durante a campanha eleitoral

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) será internado, nesta segunda-feira (11/9), no Hospital Vila Nova Star em São Paulo, em preparação para duas cirurgias: uma de correção das alças intestinais, partes móveis do órgão que, se obstruídas podem impedir que fezes se movimentem de forma adequada, causando dor, acúmulo de gases e dificuldade para evacuar, e outra que corrigirá uma hérnia de hiato, o que provoca refluxo, estão marcadas para serem realizadas nesta terça-feira (12/9).

 

Um terceiro procedimento cirúrgico, de desvio de septo, está previsto, mas ainda não tem data definida. Segundo o advogado de Bolsonaro, Fábio Wajngarten, caso ocorra tudo normalmente, a cirurgia poderá ser feita no mesmo dia. Não foram divulgados quais sintomas poderiam ter motivado as cirurgias.

 

[SAIBAMAIS] 

 

Em agosto, Bolsonaro ficou internado em São Paulo para coleta de exames preparatórios para as cirurgias, como tomografias, colonoscopia, endoscopia e uma prova de função pulmonar, além de um ultrassom de abdômen total.

 

O quadro de suboclusão intestinal que acomete o ex-presidente foi provocado pela facada que atingiu Bolsonaro, em 2018, durante a campanha eleitoral. A suboclusão implica que ele apresenta uma obstrução parcial do tubo digestivo. Desde 2018, Bolsonaro já realizou seis cirurgias relacionadas ao episódio.

 

A internação ocorre em meio à homologação da delação premiada de seu ex-ajudante de ordens, o tenente-coronel Mauro Cid. Nas redes sociais, Bolsonaro não comentou o desdobramento e se resumiu a publicar um vídeo antigo em que aparece dizendo que "as três pequenas frases que eu mais ouço quando estou no meio do povo: 'não desista'; 'Deus te abençoe' e 'estamos orando por você'". 

 

As informações são do Correio Braziliense. 

Leia a notícia no Diario de Pernambuco