A xilogravura “A Sagrada Família”, do artista pernambucano, J. borges, retrata Jesus, Maria e José em uma noite estrelada de lua crescente. O quadro de J. Borges foi o presente entregue hoje ao papa Francisco pelo presidente Lula, que é Pernambucano.
A encomenda foi feita pela equipe do palácio do Planalto em fevereiro deste ano e ficou em sigilo até aparecer hoje (21) nas imagens da visita do presidente ao sumo-pontífice e divulgada em primeira mão pelo Diario. A autoria da obra de arte foi confirmada pela reportagem do Diario, em primeira mão, com a equipe do xilogravurista, que tem seu ateliê em Bezerros, no Agreste.
A primeira dama, Janja Lula, presenteou o papa com uma imagem de Nossa Senhora de Nazaré, identifica a do Círio de Nazaré, de Belém. Já o Santo Padre presentou o presidente Lula com a Mensagem para a Paz deste ano; o Documento sobre a Fraternidade Humana; o livro sobre a Statio Orbis; e o baixo-relevo em bronze "A paz é uma flor frágil".
Pernambucano de Bezerros, no Agreste, José Francisco Borges, nasceu em 1935 e vive na cidade até hoje. Além de um dos maiores nomes da xilogravura no Brasil, J. Borges também é cordelista e poeta. O artista já teve suas obras expostas no Louvre (Paris) e no museu de Arte Moderna de Nova York (EUA) e além de ter um coleção permanente no acervo da biblioteca do Congresso norte-americano (Washington, EUA).
Leia a notícia no Diario de Pernambuco
Loading ...