Diario de Pernambuco
Busca

AGENDA PRESIDENCIAL

Lula acena para João e Raquel em visita a Pernambuco

Publicado em: 08/06/2023 09:00

 (Foto:Rafael Vieira/Divulgação)
Foto:Rafael Vieira/Divulgação
A segunda visita do presidente Lula (PT) a Pernambuco, desde que assumiu pela terceira vez o comando do Palácio do Planalto, aconteceu diante de um cenário razoavelmente diferente da primeira agenda no estado, no último mês de março, no Recife. Aos poucos, o petista tem dado sinais de que vai conseguir apaziguar o clima de rivalidade decorrente da polarização que norteou o país desde o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT).

Acenos
Durante toda a agenda em Pernambuco, Lula fez questão de estar ao lado da governadora Raquel Lyra (PSDB) e de João Campos, prefeito do Recife. A deferência foi retribuída pelos gestores estadual e municipal, que, em discurso, ressaltaram a necessidade de união em prol dos interesses da população.

Agenda
Lula chegou ao estado na tarde da terça-feira (6). A comitiva presidencial pousou na base aérea do Recife, no bairro do Jordão, por volta das 15h. O primeiro de uma série de três compromissos se deu no município de Goiana, na Mata Norte. Lula visitou as instalações do pólo automotivo da cidade e inaugurou, ao lado do CEO da Stellantis para a América do Sul, Antonio Filosa, a linha de produção de um novo modelo de picape da marca Ram.

Farmácia Popular
Já na manhã de ontem (7), o presidente comandou, no Recife, a cerimônia de lançamento do novo programa Farmácia Popular do Brasil. Em solenidade realizada no Compaz Ariano Suassuna, no bairro do Cordeiro, Lula anunciou, entre as novidades, a gratuidade para beneficiários do Bolsa Família no acesso a 40 tipos de medicamentos e um sistema de entrega de remédios à população indígena aldeada.

Criado em 2004 durante o primeiro mandato de Lula à frente do Palácio do Planalto, o programa foi implementado por Humberto Costa (PT), então ministro da Saúde e, atualmente, senador da República. A iniciativa nasceu com o objetivo de garantir o acesso da população a medicamentos gratuitos ou a baixo custo, mas teria sido desidratada durante as gestões dos ex-presidentes Michel Temer (MDB) e Jair Bolsonaro (PL), segundo declaração de Humberto à reportagem do Diario de Pernambuco.

Lula chegou ao evento acompanhado da primeira-dama Janja da Silva, e dos ministros André de Paula, (PSD), de Pesca e Aquicultura; Luciana Santos (PCdoB), de Ciência, Tecnologia e Inovação; Nísia Trindade, da Saúde; Camilo Santana (PT), da Educação; e Rui Costa (PT), da Casa Civil.

Entre as autoridades políticas, integraram a comitiva a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB); o prefeito do Recife, João Campos (PSB); e os senadores Humberto Costa e Teresa Leitão (PT), além de parlamentares das bancadas estadual e federal aliados ao Planalto.

IFPE
Logo após o encerramento do ato no Recife, a comitiva presidencial seguiu para o bairro de Maranguape I, no Paulista, onde Lula inaugurou um campus do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), último compromisso do petista no estado. Em seu discurso, Lula reafirmou o compromisso assumido durante a campanha de ter a educação como um dos principais pilares da gestão e eixo-base do desenvolvimento da sociedade.

"Não existe exemplo de um país que se desenvolveu sem antes investir na educação, que é a base fundamental para o crescimento da pessoa humana. Quanto mais formado a gente estiver, profissionalmente, mais o país vai se valorizar no exterior. Seremos capazes de produzir coisas com competitividade", afirmou o presidente, ao anunciar ao autorizar o início das obras do campus do IFPE na cidade vizinha de Olinda, com recursos de R$ 25 milhões.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL