Diario de Pernambuco
Busca

PIS DA ENFERMAGEM

'Raquel é omissa à saúde', diz presidente do Satenpe

Publicado em: 31/05/2023 10:30

 (Foto: Taylinne Barret/DP)
Foto: Taylinne Barret/DP
A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) irá realizar, nesta quarta-feira (31), uma audiência pública para debater a implementação do piso salarial da enfermagem no estado. A comissão especial em defesa dos profissionais da categoria vai se reunir, a partir das 9h, com autoridades da área e discutir as diretrizes para que as redes municipal, estadual e privada passem a garantir o repasse atualizado estabelecido pelo Governo Federal.

Presidente do Sindicato Profissional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem de Pernambuco (Satenpe), Francis Hebert disse à reportagem do Diario de Pernambuco que, há meses, o grupo tem buscado um canal de diálogo com a governadora Raquel Lyra (PSDB) e a Secretaria Estadual de Saúde. Segundo ele, a audiência vai servir para “pôr o holofote em cima das discussões”.

“Estamos às cegas, diante de uma governadora que é totalmente omissa à saúde. A gente vê que está chovendo dentro dos hospitais, muitos com as paredes expostas. Há uma omissão incrível por parte da governadora que, nos últimos dias, não mostrou nada para mudar a realidade caótica da saúde e, agora, para piorar, não abre conversação com o sindicato específico da categoria”, contou Hebert. “Queremos apenas que se implante o piso no bolso dos trabalhadores, o que foi determinado pela liminar do ministro Barroso”, acrescentou.

A audiência na Assembleia Legislativa foi proposta pelo deputado estadual Gilmar Júnior (PV), presidente do Conselho Regional de Enfermagem (Coren) de Pernambuco. O parlamentar classificou a possibilidade de realizar o encontro como “um passo inédito e essencial na busca pelos direitos da enfermagem”.

“Vamos unir parlamentares, autoridades da área e a sociedade em geral para tratar sobre a implementação do piso da categoria nas unidades de saúde pública, privada e na filantropia. Pela primeira vez, a maior força de trabalho da saúde - tão essencial à sociedade - será recebida para uma audiência na Alepe. Vai ser uma rica oportunidade para o apontamento de impasses e soluções”, disse Gilmar.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL