Diario de Pernambuco
Busca

CONGRESSO

Senado vota indicação de Jhonatan de Jesus ao TCU nesta quarta-feira

Publicado em: 06/02/2023 19:08

 (Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados)
Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados
O presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), convocou para a próxima quarta-feira (8/2) uma sessão deliberativa da Casa para votar a indicação do deputado federal Jhonatan de Jesus (Republicanos-RR) ao Tribunal de Contas da União (TCU).

Jhonatan foi apoiado pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e recebeu 239 votos favoráveis dos deputados na última quinta-feira (2), um dia após a posse dos parlamentares. A vaga que Jhonatan ocupará no TCU é de prerrogativa da Câmara dos Deputados e, portanto, o Senado não deve interferir na escolha.

A indicação de Jhonatan ao TCU por Lira foi parte do acordo desenhado para firmar o apoio do Republicanos à sua candidatura à reeleição. Indígenas ianomâmis, porém, criticam a indicação e acusam o deputado de ter interesses empresariais na Terra Yanonami. O TCU é um dos órgãos envolvidos na investigação da crise humanitária.

A sessão convocada por Pacheco, até o momento, tem apenas um item na pauta: a discussão, em turno único, que "escolhe o Senhor Jhonatan Pereira de Jesus para o cargo de Ministro do Tribunal de Contas da União".

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL