Diario de Pernambuco
Busca

GOVERNADOR DE GOIÁS

Lula agradece Caiado por apoio durante atos golpistas em Brasília

Publicado em: 27/01/2023 19:16

 (Foto: Agência Brasil/Reprodução - Ricardo Stuckert/PR)
Foto: Agência Brasil/Reprodução - Ricardo Stuckert/PR
Durante reunião com os governadores, nesta sexta-feira (27), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez um agradecimento especial ao governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), por bloquear ônibus que continham bolsonaristas golpistas nas divisas entre o estado e o Distrito Federal.

Caiado era apoiador de Jair Bolsonaro (PL), mas repudiou os atos antidemocráticos que ocorreram no dia 8 de janeiro. Bolsonaristas golpistas invadiram e depredaram as sedes dos Três Poderes. Durante a reunião, Caiado ressaltou a importância de romper o "ciclo da pobreza”. Depois da sua fala, o presidente pediu a palavra para agradecê-lo pelas ações tomadas contra os golpistas.

Lula defendeu que Caiado prestou “apoio e suporte” durante um momento tão difícil para a democracia. Na reunião, Caiado levou três pautas para discutir com o presidente. Foram elas: a construção do Hospital estadual de câncer de Barretos; a melhoria do transporte público entre Goiás e o Distrito Federal; e a agricultura familiar de frutas no Vão do Paranã.

Conselho da Federação
 
O ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, confirmou a criação do Conselho da Federação, formado pelos governadores e o presidente Lula. De acordo com ele, o conselho terá a missão de tratar agendas comuns entre o governo, o estado e também municípios.

“Será instalado conselho permanente da federação como instrumento único e inovador para discutir agendas comuns, para construir conjunto de ações, como de combate à fome, desafios do acesso à saúde, recuperação de aprendizagem, de estruturas de proteção ambiental e ambiente econômico seguro, com previsibilidade para quem quiser investir no país, e conduzir reposicionamento do país no mundo”, afirmou o ministro.

O grupo, intitulado Conselho da Federação, será composto da seguinte forma:

  • O governo federal será representado por Lula, pelo vice-presidente Geraldo Alckmin e por Alexandre Padilha;
  • Seis participantes representarão os governadores;
  • Seis participantes representarão as entidades nacionais de municípios: a Frente Nacional de Prefeitos, a Confederação Nacional dos Municípios e a Associação Brasileira de Município

Os governadores e os consórcios terão um prazo entre 3 e 10 de fevereiro para apresentar à gestão federal seus projetos prioritários de obras estruturantes.

A primeira diretriz é retomar obras paralisadas. Segundo Padilha, são mais de 10 mil casos. A partir de 13 de fevereiro, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, conduzirá reuniões com cada governador.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL