Diario de Pernambuco
Busca

INVESTIGAÇÃO

Deputado acusado de forjar o próprio atentado se torna réu no STF

Publicado em: 16/08/2022 17:30

 (crédito: Câmara dos Deputados/Divulgação)
crédito: Câmara dos Deputados/Divulgação
O Supremo Tribunal Federal (STF) tornou réu, nesta terça-feira (16), o deputado Loester Trutis (PL-MS) por suspeita de ter forjado o próprio atentado em 2020. A decisão é da ministra Rosa Weber, acatando uma denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR), que listou os crimes de comunicação falsa de crime, porte ilegal e disparo de arma de fogo. Por outro lado, a Polícia Federal diz que não houve atentado.

Trutis se disse vítima de uma emboscada na rodovia BR-060, entre Sidrolândia (MS) e Campo Grande (MS). O carro que era dirigido por um assessor do parlamentar foi atingido por cinco tiros nos vidros traseiros e na lateral, segundo o político. Os laudos técnicos apontaram que seria extremamente improvável que o deputado não tivesse sido atingido por um dos disparos se o atentado tivesse ocorrido.

Segundo a relatora, há indícios de que Trutis tentou explorar o episódio politicamente para promover bandeiras políticas como o porte de armas de fogo e autodefesa dos civis.

“A relação dos supostos crimes com a função desempenhada pode ser extraída, ainda que de forma indiciária, dos elementos até então reunidos no caderno apuratório. Com efeito, constam indícios que amparam a hipótese de que os investigados teriam agido com a finalidade de capitalizar politicamente o parlamentar e promover pautas de interesse de seu mandato, como o porte de armas e a autodefesa por civis”, escreveu.

O entendimento foi acompanhado pelos ministros Alexandre de Moraes, Edson Fachin, Ricardo Lewandowski, Dias Toffoli, Cármen Lúcia, Luiz Fux, André Mendonça, Nunes Marques, Luís Roberto Barroso e Gilmar Mendes.
 
A defesa do réu pediu a absolvição sumária. O deputado negou os crimes e afirmou que ter sido "vítima de um refinado conluio de autoridades locais", que, na opinião dele, "induziram" a PGR e a ministra Weber ao erro.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL