Diario de Pernambuco
Busca

ELEIÇÕES 2022

Datafolha: Bolsonaro cresce, vai a 32% e vantagem de Lula cai para 15 pontos

Publicado em: 18/08/2022 19:17

 (Foto: Miguel SCHINCARIOL e MAURO PIMENTEL / AFP)
Foto: Miguel SCHINCARIOL e MAURO PIMENTEL / AFP
A nova rodada da pesquisa Datafolha, publicada nesta quinta-feira (18) e a 45 dias do primeiro turno, mostra que o presidente Jair Bolsonaro (PL) cresce três pontos e chega a 32% das intenções de votos do eleitorado brasileiro. No entanto, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se mantém estável na liderança da corrida pela Presidência da República com o mesmo índice do último levantamento: 47% da preferência dos entrevistados.

A pesquisa também revela que o petista tem 51% dos votos válidos, percentual suficiente para ganhar a corrida pela Presidência da República no primeiro turno — a vitória em 2 de outubro requer do candidato a soma de 50% dos votos válidos mais um.



No levantamento anterior do Instituto Datafolha, publicado em 28 de julho, Lula registrou 18 pontos de vantagem sobre o atual presidente. Ele liderava com 47% e o presidente tinha 29% no primeiro turno. Já nos votos válidos, Lula registrava 52%, um ponto a mais do hoje e o suficiente para vencer o pleito de outubro no primeiro turno.

Ciro Gomes (PDT) continua como terceiro candidato com maior intenção de votos, com 7% — um a menos do que no levantamento anterior. Simone Tebet (MDB) manteve 2% da preferência do eleitorado e Vera Lúcia (PSTU) com 1%.

Felipe d'Avila (Novo), Sofia Manzano (PCB), Leonardo Péricles (UP), Eymael (Democracia Cristã), Soraya Thronicke (UB) e Roberto Jefferson (PTB) não pontuaram. Pablo Marçal (Pros) não entrou no levantamento por ter a candidatura em decisão judicial, após o partido decidir apoiar Lula.

A pesquisa foi realizada entre terça (16) e hoje (18) e entrevistou 5.744 pessoas, acima de 16 anos, em 281 cidades. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o nº BR-09404/2022 . A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou menos, com nível de confiança de 95%. A pesquisa foi contratada pela empresa Folha da Manhã S/A, que edita o jornal Folha de S.Paulo, e pelo grupo Globo ao custo de R$ 473.780.

Esse é o primeiro levantamento do instituto após o término do período de registro das candidaturas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ocorrido nesta segunda-feira (15), e o início oficial da campanha.

Com o fim das negociações dos partidos, três nomes saíram da pesquisa do instituto em relação à última, de julho: André Janones (Avante), que retirou a candidatura para apoiar o presidente Lula no primeiro turno; General Santos Cruz (Podemos), que desistiu de concorrer; e Luciano Bivar (UB), que foi substituído por Soraya Thronicke (UB).

A nova rodada do Datafolha também é a primeira da empresa após o início do pagamento do Auxílio Brasil, com a nova parcela de R$ 600, feito em 9 de agosto. Considerada uma medida eleitoreira, o resultado da pesquisa mostra que a mudança esperada pelo governo ainda não se concretizou no eleitorado.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL