Diario de Pernambuco
Busca

ELEIÇÕES 2022

Bolsonaro, Lula, Ciro e Tebet confirmam presença na posse de Moraes no TSE

Publicado em: 15/08/2022 21:02

 (Foto: Nelson Jr./SCO/STF)
Foto: Nelson Jr./SCO/STF
A posse do ministro Alexandre de Moraes como presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que ocorrerá nesta terça-feira (16) a partir das 19h, promete ser o palco do encontro entre os principais postulantes ao Palácio do Planalto. Confirmaram presença no evento o candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), o líder das pesquisas de intenção de voto, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), além de Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB), que aparecem no segundo pelotão na corrida pela presidência da República. 

Apesar de Bolsonaro se sentar na mesa principal junto aos ministros do Tribunal, pode ser que os concorrentes ao Planalto se esbarrem pelos corredores ou no tradicional coquetel, oferecido ao final da cerimônia.

Também confirmaram presença os ex-presidente Dilma Rousseff (PT) e Michel Temer (MDB), que se encontrarão pela primeira vez desde o impeachment, de 2016. No último dia 22, os dois protagonizaram uma “torta de climão". Dilma Rousseff rebateu Temer que a classificou como "honestíssima", mas negou que houve golpe. A petista afirmou que "a história não perdoa a prática da traição", e que Temer "não engana mais ninguém".

Ainda estão confirmados na posse mais ex-chefes do Executivo federal, como Fernando Henrique Cardoso (PSDB), José Sarney (MDB) e Fernando Collor (PTB). Na ocasião, o ministro Ricardo Lewandowski também será empossado vice-presidente da Corte Eleitoral.

Na semana passada, os ministros Moraes e Lewandowski se encontraram com Bolsonaro no Palácio do Planalto, onde o convidaram oficialmente para a cerimônia. O convite ocorreu em meio a ataques quase diários de Bolsonaro ao Tribunal, ao sistema eleitoral e aos ministros. Na ocasião, o chefe do Executivo presenteou Moraes com uma camisa do Corinthians.

Perfis dos ministros

Os dois ministros foram eleitos para os cargos no dia 14 de junho. Eles serão responsáveis por conduzir as Eleições Gerais de 2022. Nos últimos seis meses, o TSE foi presidido pelo ministro Edson Fachin.

Alexandre de Moraes nasceu em São Paulo (SP). É ministro efetivo do TSE desde 2 de junho de 2020, após atuar como substituto desde abril de 2017. Possui doutorado em Direito do Estado, livre-docência em Direito Constitucional e é autor de livros e artigos acadêmicos em diversas áreas do Direito. Atuou como promotor de Justiça, advogado, professor de Direito Constitucional, consultor jurídico e ministro da Justiça. Tomou posse como ministro do STF em março de 2017.

Ricardo Lewandowski, nascido no Rio de Janeiro em 11 de maio de 1948, é ministro do STF desde 16 de março de 2006. Ele é doutor em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) e master of arts em Relações Internacionais pela Fletcher School of Law and Diplomacy, da Tufts University, administrada em cooperação com a Harvard University. Antes de ingressar no STF, também foi desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) e juiz do Tribunal de Alçada Criminal do estado. Lewandowski já presidiu o TSE de 2010 a 2012.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL