Diario de Pernambuco
Busca

ELEIÇÕES

Bolsonaro e Lula devem ter primeiro encontro em posse de Moraes no TSE

Publicado em: 15/08/2022 16:55

 (foto: Mauro Pimentel/AFP e Evaristo Sá/AFP)
foto: Mauro Pimentel/AFP e Evaristo Sá/AFP
Principais adversários na disputa pelo Planalto, o presidente Jair Bolsonaro e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva devem ter nesta terça-feira (16) o primeiro encontro durante o período de campanha. Ambos são aguardados no evento de posse do ministro Alexandre de Moraes como presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília.

A cerimônia deve contar com cerca de 2 mil pessoas, de acordo com o TSE. O magistrado assume o comando do TSE no lugar de Edson Fachin, que ocupa o posto desde fevereiro. O mandato será de dois anos.

Além de Bolsonaro e Lula, a senadora Simone Tebet (MDB) também é aguardada na posse. Todos os ex-presidentes foram convidados, entre eles José Sarney, Fernando Collor, Fernando Henrique Cardoso, Dilma Rousseff e Michel Temer. Por problemas de saúde, o presidente de honra do PSDB não vai à capital federal.

O convite a Bolsonaro foi feito pessoalmente por Alexandre de Moraes, numa tentativa de aproximação entre o Planalto e o Supremo Tribunal Federal (STF). Nos últimos meses, o presidente e seus apoiadores vêm atacando o TSE, colocando em xeque a confiança no voto eletrônico e defendo o voto auditável. Por várias vezes, afirmou que não aceitará uma eventual derrota nas eleições presidenciais de outubro.

Bolsonaro indicou que presenciará a posse de Moraes, apesar dos recentes atritos com o ministro. A tensão entre eles teve início ainda em 2019 com a abertura do inquérito das fake news contra o presidente. Em seguida, em discurso na manifestação de 7 de setembro do ano passado, em São Paulo, Bolsonaro fez críticas direcionadas a Moraes.

"Não vamos mais admitir que pessoas como Alexandre de Moraes continuem a açoitar a nossa democracia e desrespeitar a nossa Constitução. Ele teve toda as oportunidades para agir com respeito para todos nós, mas não agiu dessa maneira como continua não agindo", afirmou. "Ou o ministro se enquadra ou ele pede para sair", completou o presidente.

Neste ano, eles tiveram novo atrito quando o deputado Daniel Silveira foi condenado a oito anos e nove meses de prisão pelos ataques promovidos contra os ministros da Corte, numa ação que teve Moraes como relator. Bolsonaro concedeu indulto ao parlamentar, livrando-o da condenação.

O presidente lançará oficialmente em Juiz de Fora sua campanha para buscar a reeleição e em seguida embarca para a capital federal. O dia da posse de Moraes também é o começo oficial da corrida rumo ao Planalto. Os candidatos poderão pedir voto explicitamente.

Campanha em São Paulo

Por sua vez, Lula também é esperado à tarde em Brasília. A assessoria do ex-presidente confirmou que ele estará no evento. Antes, visitará fábrica da MWM Motores e Geradores, em São Paulo, e a fábrica da Volkswagen, em São Bernardo do Campo, em seu primeiro ato oficial de campanha.

Além de fortalecer sua imagem no evento, o petista quer transmitir uma mensagem de valorização institucional na posse de Moraes. Em julho, o petista contou com uma decisão do ministro para remover um conteúdo divulgado no Youtube em que faz campanha negativa contra a imagem do ex-presidente. A representação foi ajuizada pelo PT contra os responsáveis por canais bolsonaristas, que sugeriram uma associação entre Lula e a organização criminosa Primeiro Comando Capital (PCC) e relação deles com sequestro e assassinato do prefeito Celso Daniel, em 2002.

Na decisão, Moraes destacou que liberdade de expressão não pode ser confundida com liberdade de agressão e nem de destruição da democracia, das instituições e da dignidade e honra alheias.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL