Diario de Pernambuco
Busca

ELEIÇÕES 2022

Após pedido da Defesa, TSE amplia número de militares para fiscalizar urnas

Publicado em: 16/08/2022 17:05

 (Crédito: Antonio Augusto/secom/TSE)
Crédito: Antonio Augusto/secom/TSE
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) autorizou a inclusão de nove militares no grupo de inspeção das urnas eletrônicas. A decisão atende a um pedido feito pelo Ministério da Defesa. O presidente da Corte, ministro Edson Fachin, também concedeu acesso dos códigos-fontes aos militares até 19 de agosto. Antes, o prazo era até o dia 12 deste mês.

O acesso aos dados se deu por conta de um ofício do ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira, descrito como “urgentíssimo” ao TSE. Ele pedia permissão para ver o código-fonte das urnas eletrônicas. No entanto, os dados já estavam liberados para as entidades fiscalizadoras desde outubro do ano passado.

Após a autorização do TSE, nove representantes da Defesa compareceram à Corte para inspecionar os dados. A Justiça Eleitoral disponibiliza o acesso aos sistemas citados por Nogueira desde o ano passado. Também fazem parte do grupo convidado a participar do processo o Ministério Público, universidades, peritos, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), partidos políticos e outros.

Fake news
 
Neste mês, Fachin tirou da Comissão de Fiscalização do Sistema Eletrônico de Votação o coronel do Exército Ricardo Sant'Anna por conta da divulgação de fake news sobre as urnas eletrônicas. O magistrado encaminhou um ofício ao general Paulo Sérgio, comunicando a decisão. A pasta deve anunciar em breve um novo nome para o lugar do militar.

"Conforme apuração da imprensa, mensagens compartilhadas pelo coronel foram rotuladas como falsas e se prestaram a fazer militância contra as mesmas urnas eletrônicas que, na qualidade de técnico, este solicitou credenciamento junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para fiscalizar", escreveu o ministro.

Confira a lista dos militares que terão acesso ao código-fonte das urnas eletrônicas

  • Major Diego Bonato Langer (Força Aérea);
  • Capitão Davison Silva Santos (Força Aérea);
  • Primeiro-tenente Fernando Mascagna Bittencourt Lima (Marinha);
  • Primeiro-tenente Rafael Coffi Tonon (Marinha);
  • Primeiro-tenente Gabriel Heleno Gonçalves da Silva (Marinha);
  • Primeiro-tenente Lincoln de Queiroz Vieira (Exército);
  • Primeiro-tenente Gabriel Bozza (Exército);
  • Primeiro-tenente Yuri Rodrigues Fialho (Exército);
  • Primeiro-sargento David de Souza França (Força Aérea).

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL