Diario de Pernambuco
Busca

ELEIÇÕES 2022

Porta-voz dos EUA reitera confiança no sistema democrático do Brasil

Publicado em: 20/07/2022 20:53 | Atualizado em: 20/07/2022 21:05

 (Foto: KEVIN LAMARQUE)
Foto: KEVIN LAMARQUE
Um dia após a embaixada dos Estados Unidos no Brasil emitir uma nota assegurando a confiança no sistema eleitoral brasileiro, o governo dos Estados Unidos reafirmou que as urnas eletrônicas brasileiras já foram testadas várias vezes e servem como modelo para outros países.

“Na nossa visão, as eleições no Brasil vêm sendo conduzidas pelo sistema eleitoral brasileiro, capacitado e já testado, e pelas instituições democráticas com sucesso por muitos anos, então, trata-se de um modelo para nações, não apenas para este Hemisfério, mas para o mundo”, afirmou o porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, Ned Price, nesta quarta-feira (20), durante pronunciamento à imprensa, em Washington, após ser questionado sobre a reunião do presidente Jair Bolsonaro (PL) com mais de 70 representantes de embaixadas realizada na última segunda-feira (18).

“Como um parceiro democrático do Brasil, vamos acompanhar as eleições gerais de outubro com grande interesse e a nossa expectativa é de que o processo seja conduzido de forma livre, justa e confiável, com todas as instituições agindo conforme seu papel constitucional”, acrescentou o porta-voz da diplomacia dos EUA.

Na segunda-feira, atropelando as atribuições do Itamaraty, o Palácio do Planalto convocou embaixadas para a reunião de Bolsonaro, no Palácio do Alvorada, e informou que 72 embaixadores e representantes diplomáticos compareceram ao encontro.

Durante o evento, o presidente não poupou críticas ao sistema eleitoral brasileiro e criticou nominalmente vários ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). O discurso, transmitido ao vivo pela TV Brasil, além de não ter sido organizado pela chancelaria, segundo técnicos do Ministério das Relações Exteriores, foi visto como propaganda eleitoral antecipada por parlamentares da oposição. Juristas, inclusive, apontaram crime de responsabilidade de Bolsonaro.

Terça-feira (19), um dia após a reunião no Alvorada, a embaixada dos Estados Unidos no Brasil emitiu uma nota reforçando que o governo norte-americano confia no processo democrático brasileiro. “Estamos confiantes de que as eleições brasileiras de 2022 vão refletir a vontade do eleitorado. Os cidadãos e as instituições brasileiras continuam a demonstrar seu profundo compromisso com a democracia. À medida que os brasileiros confiam em seu sistema eleitoral, o Brasil mostrará ao mundo, mais uma vez, a força duradoura de sua democracia”, destacou a nota.

Convocação

O senador Fabiano Contarato (PT-ES), protocolou, na terça-feira (19), na Comissão de Relações Exteriores do Senado, um requerimento para a convocação do ministro das Relações Exteriores, Carlos França, para comparecer ao colegiado a fim de prestar esclarecimentos sobre essa reunião no Alvorada.

“Sem provas, o chefe do Executivo tem feito reiterados ataques às urnas eletrônicas, afirmando que houve fraude. Mesmo desmentido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Bolsonaro insiste em tentar desacreditar o sistema de votação brasileiro”, destacou a nota da assessoria de Contarato.

"Diplomatas ficaram abalados durante a reunião convocada ontem pelo presidente Jair Bolsonaro. A acusação de fraude do sistema eleitoral é uma prática populista daquele que está prestes a perder as eleições, assim como ocorreu nos Estados Unidos da América sob a gestão de Donald Trump, que insuflou seus apoiadores a recusar o resultado das eleições de 2020 e a invadir o Congresso norte-americano", disse Contarato, no comunicado.

O senador destacou ainda que atacar as urnas eletrônicas significa atacar todos os princípios e instrumentos que sustentam a democracia brasileira. "Cumpre ressaltar, também, que o Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelo princípio da independência nacional, que é a liberdade e direito de exercer todas as suas atividades locais sem intervenção externa", destacou.

A assessoria de Contarato espera a volta do recesso parlamentar para ver como será a tramitação do requerimento na CRE.

Procurado, o Itamaraty reiterou que não foi responsável pela organização da reunião com os embaixadores e não comentou sobre a convocação do ministro. 

Veja, abaixo, a íntegra da nota da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil emitida após a reunião do Palácio do Alvorada da qual participou o encarregado de negócios Douglas Koneff.

Nota da Embaixada

Como já declaramos anteriormente, as eleições no Brasil são para os brasileiros decidirem. Os Estados Unidos confiam na força das instituições democráticas brasileiras. O país tem um forte histórico de eleições livres e justas, com transparência e altos níveis de participação dos eleitores.

As eleições brasileiras, conduzidas e testadas ao longo do tempo pelo sistema eleitoral e instituições democráticas, servem como modelo para as nações do hemisfério e do mundo.

Estamos confiantes de que as eleições brasileiras de 2022 vão refletir a vontade do eleitorado. Os cidadãos e as instituições brasileiras continuam a demonstrar seu profundo compromisso com a democracia. À medida que os brasileiros confiam em seu sistema eleitoral, o Brasil mostrará ao mundo, mais uma vez, a força duradoura de sua democracia.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
WIDGET PACK - Sistema de comentários
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL

Datafolha: 51% dizem não votar em Bolsonaro de jeito nenhum

18/08/2022 às 19h21

Datafolha: Bolsonaro cresce, vai a 32% e vantagem de Lula cai para 15 pontos

18/08/2022 às 19h17

TSE informa tempo dos candidatos à Presidência no horário eleitoral

18/08/2022 às 19h14

Eymael assina termo de compromisso Presidente Amigo da Criança

18/08/2022 às 19h09

Raquel Lyra participa de sabatina e apresenta propostas para o empreendedorismo em PE

18/08/2022 às 18h50

Felipe D'Avila diz que prioridade é fazer economia voltar a crescer

18/08/2022 às 18h47

STF: nova Lei de Improbidade não retroage para casos julgados

18/08/2022 às 18h45

Miguel cumpre agenda no camelódromo e promete zerar ICMS para microeemprededores

18/08/2022 às 18h24

Lira sobre ataques às urnas: 'Só leva à insegurança e instabilidade no país'

18/08/2022 às 18h19

Em agenda pelo Sertão do Araripe, Marília promete melhorias nas estradas e na Saúde

18/08/2022 às 18h12

"Bolsonaristas com muito orgulho", afirmam os Tércio em defesa à reeleição de Bolsonaro

18/08/2022 às 17h34

Prazo para solicitar voto em trânsito termina nesta quinta-feira (18)

18/08/2022 às 16h30

Haddad critica orçamento secreto em evento e rebate rejeição nas pesquisas

18/08/2022 às 16h20

'Tchutchuca do Centrão': saiba a origem da expressão que irritou Bolsonaro

18/08/2022 às 16h15

Simone Tebet quer o fim da reeleição e do orçamento secreto

18/08/2022 às 16h10

DP

Ciro Gomes diz que vai reformar CLT protegendo renda dos trabalhadores

18/08/2022 às 16h05

Bolsonaro defende escolha de ministros por critérios técnicos

18/08/2022 às 16h00

Bolsonaro tenta tirar celular da mão de influenciador que o questionava

18/08/2022 às 14h20