Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Política

CONGRESSO

PSol quer convidar Sachsida para a Comissão de Finanças e Controle

Publicado em: 11/05/2022 21:31

 (Foto: Ana Rayssa/CB/D.A Press)
Foto: Ana Rayssa/CB/D.A Press
A líder do PSol na Câmara dos Deputados, Sâmia Bomfim (SP), afirmou que o partido deverá apresentar um requerimento de convite ao novo ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida, para prestar esclarecimentos na Comissão de Fiscalização e Controle (CFC).

Escalar o novo ministro para o colegiado tem a ver com a falta de protagonismo tanto da bancada psolista, quanto dos partidos de esquerda em outras comissões, como a de Minas e Energia, que possui apenas parlamentares de centro como titulares.

Assim, a alternativa para a oitiva seria convidar o novo ministro para comparecer à Comissão de Fiscalização e Controle, onde, segundo Sâmia, ele estaria sob os “olhares de todos”.

A líder do PSol destacou que a titularidade na comissão não era alvo de interesse da bancada, haja vista que o partido conta com apenas oito parlamentares eleitos nesta legislatura. “A gente prefere ficar com comissões que tenham mais a ver com as nossas pautas, como Direitos Humanos, Educação, Constituição e Justiça. Realmente, é uma falha”, disse.

Motivo da demissão
 
Há suspeitas de que o ex-ministro da pasta Bento Albuquerque teria sido demitido por não querer colaborar com uma pauta de interesse do Centrão – investir cerca de R$ 100 bilhões tirados do pré-sal na construção de um mega-gasoduto. Para avançar com essa proposta, os parlamentares desse grupo estariam articulando no Congresso Nacional apresentar uma emenda em cima da hora para não haver resistências.

A proposta tramita na Casa desde 2015 e uma das fases do trâmite é a avaliação da Comissão de Minas e Energia (CME). Contudo, no rol de parlamentares titulares não há nenhum de esquerda, todos são de partidos de centro - PL, PP, União Brasil, PSD, PSDB - o que pode facilitar o avanço da matéria.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
WIDGET PACK - Sistema de comentários
Manhã na Clube: entrevista com Maria Zilá Passo, advogada especialista em direito da saúde
Fechamento de escolas durante pandemia pode gerar prejuízos por décadas no Brasil
Cada vez mais brasileiros procuram a medicina tradicional chinesa
Manhã na Clube: entrevistas com Bruno Rodrigues e Débora Almeida
Grupo Diario de Pernambuco