Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Política

CÚPULA DO G7

Pela 3ª vez seguida, Brasil fica de fora dos convidados para cúpula do G7

Publicado em: 02/05/2022 16:55 | Atualizado em: 02/05/2022 18:02

 (Foto: EVARISTO SA / AFP
)
Foto: EVARISTO SA / AFP
A Alemanha deixou o Brasil de fora da lista de convidados para a reunião do G7, grupo com as sete maiores economias do mundo. O país europeu anunciou, nesta segunda-feira (2), que quatro nações em desenvolvimento foram chamadas a participar do encontro, que ocorrerá entre 26 e 28 de junho.

Senegal, África do Sul, Índia e Indonésia são os convidados da rodada. O anúncio foi feito pelo porta-voz do governo alemão, Steffen Hebestreit. Desta vez, Berlim ocupa a presidência rotativa do grupo. É uma tradição do G7 chamar os países com maior relevância no momento do evento.

Desde o início do governo do presidente Jair Bolsonaro (PL), a nação tupiniquim não recebe o convite. O chefe do Executivo pode ser o primeiro da história da Nova República a nunca ter participado de uma rodada com os países mais industrializados do mundo.

O G7 é composto por Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido. O convite à Índia tem o intuito de isolar a Rússia diplomaticamente, apesar de o premiê indiano Narendra Modi não condenar as ações dos russo e, inclusive, aumentar a importação de petróleo daquele país.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
WIDGET PACK - Sistema de comentários
Ataque a tiros em escola nos EUA deixa 21 mortos
Para OMS, varíola do macaco ainda pode ser contida
Manhã na Clube: Henrique Queiroz Filho (PP), Edno Melo (Republicanos) e André Morais (CORECON-PE)
Soldado russo condenado à prisão perpétua por matar civil na Ucrânia
Grupo Diario de Pernambuco