Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Política

PANDEMIA

Lula: 'Governo Bolsonaro deve ser responsabilizado por mortes na pandemia'

Publicado em: 26/04/2022 19:52 | Atualizado em: 26/04/2022 21:30

 (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a criticar a gestão do Presidente Jair Bolsonaro (PL) durante a pandemia, na manhã desta terça-feira (26). Pelo do Twitter, Lula afirmou que o chefe do Executivo e seu governo devem ser responsabilizados por pelo menos metade das mortes na pandemia. 

Segundo o ex-presidente, Bolsonaro desrespeitou a Organização Mundial da Saúde, além dos trabalhadores da saúde. "É só olhar os ministros da Saúde que escolheu. A existência do SUS foi importante. Quando necessitamos, o SUS estava pronto", declarou Lula na rede social.

O petista disse ainda que a saúde tem que se tornar uma questão de prioridade no Brasil. "O SUS tem competência para fazer distribuição de remédios muito bem, mas eles desmontaram o Farmácia Popular", declarou.

Além das críticas relacionadas à pandemia da Covid-19, o ex-presidente também criticou a gestão de Jair Bolsonaro ao longo do mandato.

"Tenho 76 anos de idade, faço política há 50, e nunca vi uma situação como a que vivemos agora. Não temos um presidente da República. Ele vive de desrespeitar o povo, as instituições, não respeitou a ciência na pandemia. Vive no mundo da mentira que ele construiu", escreveu em seu Twitter.

Para Lula, o Brasil precisa de um governo que cuide do povo, "palavras que não combinam com o governo atual", pontuou. 

Em relação á população, Lula disse acreditar que o brasileiro tem desejo de participar do governo . "Quer participar do governo, das decisões. E é preciso criar mecanismos para que a sociedade organizada participe, para não termos um governo com decretos" declarou o ex-presidente.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
WIDGET PACK - Sistema de comentários
Manhã na Clube: entrevista com Maria Zilá Passo, advogada especialista em direito da saúde
Fechamento de escolas durante pandemia pode gerar prejuízos por décadas no Brasil
Cada vez mais brasileiros procuram a medicina tradicional chinesa
Manhã na Clube: entrevistas com Bruno Rodrigues e Débora Almeida
Grupo Diario de Pernambuco