Diario de Pernambuco
Busca

ELEIÇÕES 2022

Partido Verde apoia Lula e aprova federação com PT, PSB e PCdoB

Publicado em: 21/12/2021 18:11

 (crédito: Ricardo Stuckert/Divulgação)
crédito: Ricardo Stuckert/Divulgação
Os presidentes regionais do Partido Verde aprovaram a criação federação com o PSB, PCdoB e PT em reunião com presidentes estaduais da legenda, nesta terça-feira (21/12). Também foi aprovado o apoio à candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula (PT) à Presidência da República.


O presidente nacional da legenda, José Luiz Penna, diz que a chapa Lula-Alckmin representa "a frente democrática que irá vencer o autoritarismo, tirando Jair Bolsonaro da Presidência da República". Em 2017, Penna foi secretário da Cultura do Estado de São Paulo, durante o governo Alckmin.

Aprovadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para as eleições de 2022, as federações partidárias permitem que dois ou mais partidos se unam para atuar como uma só legenda política nas eleições e na legislatura. Porém essa junção precisa durar pelo menos os quatro anos do mandato legislativo e seguir as mesmas regras do funcionamento parlamentar e partidário.

Caso alguma legenda deixe a federação antes do prazo, ela sofrerá punições, como a proibição do uso do fundo eleitoral. Outra exigência é de que as federações tenham abrangência nacional. 

Segundo Penna, a articulação com o PT ainda depende de composições regionais, principalmente em São Paulo e Pernambuco. “Mesmo que não haja a federação com o PT, caminharemos juntos contra o autoritarismo”, afirmou.


Na sexta-feira (17), o diretório nacional do PT aprovou a abertura das conversas com PSB, PCdoB, PV e PSol para a formalização da união com vistas às eleições de 2022. No partido, ainda há resistência e muitas dúvidas sobre o funcionamento da federação na prática. O partido voltará a discutir o tema em fevereiro.

Ao Correio, o líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), disse que o objetivo é formar uma frente ampla da esquerda no Congresso. Mas, mesmo assim, segundo ele, a iniciativa enfrenta resistências.

"Há muitas preocupações se o PT vai deixar de eleger parlamentares, em outros estados, fazendo concessões. Mas, em geral, o debate foi positivo. Acho que há clima que possa permitir a realização da federação, dependendo das discussões que estão por vir", afirmou.

Chapa Lula-Alckmin
O ex-presidente Lula e o ex-governador Geraldo Alckmin (sem partido) fizeram sua primeira aparição conjunta em público no último domingo (19). Após a saída do PSDB, a expectativa é de que Alckmin se filie ao PSB para assumir a condição de vice na chapa de Lula em 2022.
TAGS: pv | pt | psol | lula | alckmin |
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL