Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Política

PANDEMIA

Tratamento com cloroquina não pode ser descartado, diz presidente do CFM

Publicado em: 08/10/2021 21:41

 (Presidente do CFM disse que a entidade não apoia uso de cloroquina e hidroxicloroquina, mas que dá autonomia aos médicos na prescrição. Foto: Divulgação/Ministério da Saúde)
Presidente do CFM disse que a entidade não apoia uso de cloroquina e hidroxicloroquina, mas que dá autonomia aos médicos na prescrição. Foto: Divulgação/Ministério da Saúde
Investigado na CPI da Covid, do Senado Federal, o presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), Mauro Luiz de Britto Ribeiro, disse que remédios como a cloroquina e a hidroxicloroquina não podem ser descartados para serem utilizados contra o coronavírus. A Organização Mundial da Saúde (OMS), por exemplo, não recomenda o uso das substâncias para fazer o chamado "tratamento precoce".

Mauro Ribeiro disse que a experiência dos médicos que atuam na linha de frente da Covid-19 deve ser levada em conta na hora de prescrever ou não a cloroquina. Em abril de 2020, o CFM deu autonomia para cada médico prescrever os medicamentos do "tratamento precoce".

"É diferente o médico que fica no ar condicionado lendo estudo e que nunca viu um doente na vida", disse Ribeiro, em entrevista ao jornal "O Estado de S. Paulo". O presidente destacou que um levantamento da CFM indica que 25% a 30% dos médicos ouvidos pela entidade prescrevem os medicamentos.

Mauro Ribeiro também lamentou que a entidade esteja sendo tachada de "negacionista" por dar autonomia aos médicos e que "não podem pegar trabalhos científicos e tomar decisões apenas em cima deles", tendo que levar tudo em consideração.

"É uma doença para a qual não há um tratamento reconhecido. Por isso, é possível usar medicações off label; ou seja, que já têm registro na Anvisa para uso contra outras doenças", concluiu.
TAGS: cfm | cloroquina | covid | pandemia |
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Destaque do Náutico, meia Jean Carlos completa 100 jogos com a camisa alvirrubra
Baixas na equipe de Guedes
Trump anuncia planos para lançar nova rede social
Manhã na Clube: entrevistas com Teresa Leitão (PT), Fernandes Arteiro e José Teles
Grupo Diario de Pernambuco