Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Política

URNAS

PF recomenda que Abin assuma segurança de informações das urnas eletrônicas

Publicado em: 01/10/2021 16:11

 (crédito: Divulgação)
crédito: Divulgação
A Polícia Federal recomendou que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) transfira à Agência Brasileira de Inteligência (Abin) a atribuição de segurança da transmissão dos resultados extraídos das urnas eletrônicas após as próximas eleições. O documento foi encaminhado ao Senado no dia 22 de setembro, pelo diretor-geral da PF, Paulo Maiurino.

O relatório que cita a Abin foi elaborado em outubro de 2018, poucos dias antes do primeiro turno da campanha que elegeu Jair Bolsonaro — crítico das máquinas de votação. Nas eleições de 2020, o material da PF sobre as urnas foi levado em consideração no tribunal para a alteração de centralização de dados. No entanto, no TSE a recomendação é tida como descartada, pois tiraria uma atribuição essencial da Justiça Eleitoral. As informações são do jornal Folha de S.Paulo.

O delegado federal Alexandre Ramagem é o diretor-geral da Abin desde julho de 2019. Ele é amigo da família Bolsonaro e chegou a ser indicado pelo presidente para comandar a Polícia Federal. No entanto, a nomeação foi suspensa pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.

O relatório encaminhado ao Senado foi elaborado por três peritos A Abin é vinculada ao Gabinete de Segurança Institucional (GSI). O ministro do GSI é o general Augusto Heleno, um dos principais conselheiros de Jair Bolsonaro no Palácio do Planalto.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Baixas na equipe de Guedes
Trump anuncia planos para lançar nova rede social
Manhã na Clube: entrevistas com Teresa Leitão (PT), Fernandes Arteiro e José Teles
CPI da Pandemia recomenda indiciamento de Bolsonaro
Grupo Diario de Pernambuco