Diario de Pernambuco
Busca

DECISÃO

Luciana Santos é reeleita presidente nacional do PCdoB

Publicado em: 17/10/2021 18:34

 (Foto: Richard Silva/PCdoB/Divulgação)
Foto: Richard Silva/PCdoB/Divulgação
A vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos, foi reeleita neste domingo (17) como presidente nacional do PCdoB. Ela continuará a comandar a sigla pelos próximos quatro anos. A decisão foi tomada durante o Congresso da legenda, que se encerrou hoje, após três dias de deliberações. A vice-governadora é a primeira mulher a ocupar o cargo de dirigente máxima do PCdoB.

"Quero em primeiro lugar agradecer a confiança desse coletivo. Essa será a direção do centenário e nós precisamos fazer jus à confiança e estar à altura dos desafios que teremos pela frente. Queremos garantir um Brasil de igualdade de oportunidades, humano, justo, inclusivo, próspero, desenvolvido e que possa ter, dentro do contexto internacional uma afirmação do seu papel enquanto país continental, com as potencialidades que nós temos", discursou Luciana Santos.

Luciana chegou à presidência nacional do partido em maio de 2015. Em 2017, teve o mandato renovado pela primeira vez, antes de uma nova reeleição neste domingo. A dirigente assumiu a liderança partido durante o período que incluiu o impeachment da presidenta Dilma Rousseff e a eleição do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Sob a direção de Luciana Santos, o PCdoB oficializou, em 2019, a incorporação do Partido Pátria Livre, o que lhe permitiu superar a cláusula de barreira e manter o partido em funcionamento. A dirigente também liderou o movimento pela aprovação das federações partidárias no Congresso Nacional, que busca preservar o pluralismo político no Parlamento.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL