Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Política

ELEIÇÕES

Pacheco defende voto eletrônico e diz que mudança só caberá ao Congresso

Publicado em: 22/07/2021 14:10

 (foto: Marcos Oliveira/Agência Senado)
foto: Marcos Oliveira/Agência Senado
O presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG), voltou a defender nesta quinta-feira (22) o atual sistema de voto eletrônico que está em vigência no país desde 1996. O parlamentar afirmou que qualquer mudança no modelo para as eleições de 2022 no país será feita depois de concordância da maioria dos integrantes do Legislativo.
 
“Decisões sobre o sistema político-eleitoral, formas de financiamento de campanhas, voto eletrônico ou impresso, entre outros temas, cabem ao Congresso Nacional, a partir do debate próprio do processo legislativo e com respeito às divergências e à vontade da maioria”, frisou Rodrigo Pacheco.
 
O fim do voto eletrônico e a adoção do voto impresso têm sidos constantemente defendidos pelo presidente Jair Bolsonaro, que acusa fraudes em disputas anteriores, mesmo sem comprovação.
 
Porém, ele mesmo já admitiu aos apoiadores que acha difícil que a proposta seja aprovada na Câmara.

Pacheco afirmou que a realização das eleições no país é algo inegociável e vai acontecer, não somente em 2022, como também em outros anos. A declaração é uma indireta ao presidente, que ameaça barrar a disputa no ano que vem se não houver a mudança.

“Seja qual for o modelo, a realização de eleições periódicas, inclusive em 2022, não está em discussão. Isso é inegociável. Elas irão acontecer, pois são a expressão mais pura da soberania do povo. Sem elas não há democracia e o país não admite retrocessos”, afirmou o senador mineiro.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Homem com granada mobiliza polícia de Kiev
Manhã na Clube: entrevistas com Eduardo Leite (PSDB),  Sérgio Montenegro e Joaquim Francisco
Bolsonaro investigado: Não aceitarei intimidação
Manhã na Clube: entrevistas com prefeito João Neto (PL), dra Tamires Sales e advogado Rômulo Saraiva
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco