Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Política

STF

Bolsonaro anuncia que vai indicar André Mendonça para vaga no STF

Publicado em: 06/07/2021 13:39 | Atualizado em: 06/07/2021 21:25

 (Foto: Ascom - AGU)
Foto: Ascom - AGU
Em reunião na manhã desta terça-feira (6), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) informou aos seus ministros que irá nomear André Mendonça, atual advogado-geral da União, para a vaga que estará disponível nos próximos dias no Supremo Tribunal Federal (STF), após a saída de Marco Aurélio Mello.
 
A indicação oficial do chefe do Executivo deverá ocorrer na próxima semana, após o dia 12, respeitando orientação do presidente da Corte, Luiz Fux. No dia 8 de junho, Bolsonaro se reuniu com ele para tratar sobre a vaga no STF. No entanto, o magistrado pediu que o presidente aguardasse os trâmites da aposentadoria para indicar um novo nome para a cadeira.

André Mendonça terá grandes desafios, visto que seu nome tem provocado grande resistência no Senado e até mesmo no STF, devido a sua estima religiosa diante de grandes decisões. Por isso, há uma expectativa de que a escolha seja colocada em 'banho-maria' pelos senadores da oposição e, até mesmo, aliados do governo.

Seguindo a linha "terrivelmente evangélico", André Mendonça materializa a promessa do presidente em indicar um evangélico para a vaga. Apesar disso, Bolsonaro manterá Augusto Aras, procurador-geral da República, na reserva para caso os seus planos não se concretizem.
 
Mendonça tem se movimentado para conquistar apoio no Senado e diminuir qualquer resistência que haja em torno do seu nome, uma vez que sua aprovação depende de sabatina.
 

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Bolsonaro investigado: Não aceitarei intimidação
Manhã na Clube: entrevistas com prefeito João Neto (PL), dra Tamires Sales e advogado Rômulo Saraiva
Manhã na Clube: entrevistas com Chico Kiko, Diego Pascaretta e Rômulo Saraiva
Domitila, artivista e recifense que está entre as selecionadas do Miss Alemanha 2021
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco