Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Política

AMAZÔNIA

Bolsonaro amplia ação das Forças Armadas no combate a crimes ambientais

Publicado em: 15/07/2021 22:55

 (Decreto editado no final de junho autorizava a ação das Forças Armadas somente em áreas de propriedade ou posse da União, como terras indígenas e áreas federais de preservação. Foto: Raphael Alves/AFP)
Decreto editado no final de junho autorizava a ação das Forças Armadas somente em áreas de propriedade ou posse da União, como terras indígenas e áreas federais de preservação. Foto: Raphael Alves/AFP
O presidente Jair Bolsonaro autorizou, nesta quinta-feira (15), a atuação das Forças Armadas na repressão a crimes ambientais para todo o estado do Amazonas. Antes, a ação das Forças Armadas se concentrava apenas em terras de propriedade ou posse da União, como reservas indígenas e áreas federais de preservação e em municípios específicos com situação mais problemática. O despacho deve ser publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (15).

No último dia 28, o chefe do Executivo editou decreto autorizando o emprego das Forças Armadas entre os dias 28 junho e 31 de agosto de 2021, no combate a delitos ambientais na Amazônia.

Segundo texto divulgado pelo Planalto, por imposição do Sistema Federativo, o decreto autorizou o emprego imediato em áreas federais, mas a atuação em outras áreas foi condicionada à “aprovação pelo Presidente da República de requerimento formulado pelo Governador do respectivo Estado”. O governador do Amazonas formulou requerimento, que foi aprovado no despacho presidencial.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Bolsonaro investigado: Não aceitarei intimidação
Manhã na Clube: entrevistas com prefeito João Neto (PL), dra Tamires Sales e advogado Rômulo Saraiva
Manhã na Clube: entrevistas com Chico Kiko, Diego Pascaretta e Rômulo Saraiva
Domitila, artivista e recifense que está entre as selecionadas do Miss Alemanha 2021
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco