Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Política

PRISÃO

PF prende suspeitos do ataque cibernético ao STF em Pernambuco

Publicado em: 08/06/2021 10:18 | Atualizado em: 08/06/2021 10:23

 (Agência Brasil)
Agência Brasil
A Polícia Federal (PF) prendeu hoje, em Pernambuco, três membros suspeitos de uma organização que pode estar por trás dos ataques cibernéticos contra o Supremo Tribunal Federal (STF). A operação Leet foi deflagrada nesta manhã. Ao todo são cinco mandados de busca em Goiás, São Paulo e Pernambuco, e três mandados de prisão temporária em Pernambuco, nas cidades de São Francisco, Jaboatão dos Guararapes e Olinda.

Até o momento, foram cumpridas as prisões em Olinda e Jaboatão, o suspeito de Belém de São Francisco ainda não foi encontrado. Os presos ficarão no Cotel à disposição da Justiça de Brasília e todo o material apreendido será encaminhado à coordenação da operação. Os investigados responderão pelos crimes previstos nos artigos 154-A, §3º e 288, ambos do Código Penal, com penas que, somadas, podem chegar a cinco anos de reclusão, de acordo com suas respectivas participações.

As investigações começaram a partir da equipe tecnológica do STF, que identificou uma série de movimentações suspeitas, denotando um ataque hacker à Corte no ínicio de maio deste ano. Na ocasião, o ataque hacker conseguiu derrubar os acessos ao site do STF, incluindo informações internas, mas, de acordo com o Órgão, dados sigilosos do sistema não foram comprometidos. Nas mãos da polícia, os endereços dos ataques foram identificados e os crimes da organização começaram a ser apurados.

As ordens de prisão foram expedidas pelo ministro Alexandre de Moraes e hoje a polícia deflagrou a Operação Leet, ou eleet ou leetspeack. O termo descreve “proeza formidável” ou “realização” em uma linguagem empregada na internet nas áreas de jogos on-line.

 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Protesto em Brasília acaba com conflito entre indígenas e policiais
Manhã na Clube: entrevistas com Carlos Veras, Sérvio Fidney e Marcel Costi
Vacina contra a Covid-19 criada em Cuba tem eficácia de 92%
Pontos fundamentais para fazer uma transição de carreira
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco