Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Política

CPI

Elcio diz que tratou Covid com cloroquina no hospital: 'Poderia ser pior'

Publicado em: 09/06/2021 14:57 | Atualizado em: 09/06/2021 15:06

 (foto: Marcos Oliveira/Agência Senado
)
foto: Marcos Oliveira/Agência Senado
O ex-secretário-executivo do Ministério da Saúde Antônio Elcio Franco afirmou, nesta quarta-feira (9), à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid, instalada pelo Senado, que quando foi internado por Covid-19, ele se tratou com cloroquina. 
 
“O médico recomendou e tomei cloroquina e ivermectina. Fui internado e tive até 50% de comprometimento dos pulmões. Mas acho que poderia ter sido pior”, relatou o coronel.

Elcio Franco ocupou o posto enquanto Eduardo Pazuello era o ministro da Saúde oficialmente, de setembro de 2020 a março de 2021. Franco foi exonerado em março deste ano, após a saída de Pazuello.

Mais cedo, durante o depoimento, Franco o ex-número 2 do Ministério da Saúde afirmou que a pasta não comprou cloroquina para Covid em 2020. Documentos obtidos pela CPI e já divulgados pela imprensa mostram que o remédio foi utilizado no tratamento do coronavírus. 

"Não ocorreu a aquisição de cloroquina em 2020 para combate a Covid, porém, identificamos que, para atender ao programa antimalária do primeiro semestre deste ano, em 30 de abril de 2020 foi assinado um termo aditivo com a Fiocruz no valor de R$ 50 mil visando a aquisição desse fármaco para uso posterior", disse o militar ao colegiado.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Tratamento com remédios anticovid da AstraZeneca não tem resultados positivos
Manhã na Clube: entrevistas com Murilo Hidalgo, Mariana Carvalho e  Elton Gomes
Time de engenheiros se une para montar respiradores 15 vezes mais baratos e salvar milhares de vidas
Manhã na Clube: entrevistas com Marília Arraes, Marcella Salazar e Aurimar Borges Jr
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco