Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Política

Daniel Coelho solicita criação de CPI para investigar atuação do ministro Ricardo Salles

Publicado em: 15/04/2021 18:16

 (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação
Em desacordo com as atuações do Ministério de Meio Ambiente no combate a crimes ambientais no Amazonas, o deputado federal e vice-líder do Cidadania na Câmara, Daniel Coelho, apresentou, hoje, um pedido de abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar os procedimentos adotados pelo ministro Ricardo Salles nas denúncias sobre apreensão de madeiras extraídas ilegalmente na região do Amazonas.

Trecho do documento apresentado na Casa Legislativa diz que "de acordo com a Polícia Federal, o setor madeireiro agiu de forma a formar parcerias com integrantes do Poder Executivo, podendo-se citar o Ministro do Meio Ambiente, com o intuito causar obstáculos à investigação dos crimes ambientais e de buscar patrocínio de interesses privados perante a Administração Pública, a fim de se beneficiar da concessão indevida de terras na região". 

Em outro ponto da proposta de instituição da CPI, o deputado menciona que a atuação de Salles compromete preceitos que "dispõem o equilíbrio ecológico".  "Diante desse imperativo constitucional, constata-se que o ministro do Meio Ambiente, pelo contrário, utiliza-se do cargo para favorecer interesses que lesionam o meio-ambiente e prejudicam os preceitos legais e constitucionais que dispõe o equilíbrio ecológico", destacou.. 

Considerando uma decisão urgente, o deputado afirmou que "o Congresso Nacional não pode deixar passar isso em branco", mencionando a substituição do delegado da Polícia Federal que estava à frente do caso. Nesta quinta-feira, de acordo com matéria de O Globo, a direção da Polícia Federal decidiu pela troca do delegado Alexandre Saraiva, que havia pedido ao Supremo Tribunal Federal (STF) investigação contra o ministro Ricardo Salles.

Para que haja a criação de uma CPI na Câmara dos Deputados é preciso que o requerimento alcance, no mínimo, 171 assinaturas dos parlamentares federais.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
ONU pede  investigação independente sobre chacina no Rio
Manhã na Clube com Rhaldney Santos - 07/05
Teich vincula renúncia à pressão de Bolsonaro para usar cloroquina
Manhã na Clube com Rhaldney Santos - 06/05
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco