Politica

Vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) protocola projetos de lei contra a gordofobia

Cumprindo seu primeiro mandato na Câmara Municipal do Recfe, a vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) deu um passo importante na luta contra a gordofobia. A parlamentar deu protocolou os primeiros Projetos de Lei Ordinária (PLO) de seu mandato na Casa de José Mariano. Os três PLOs visam assegurar a inclusão da pessoa gorda nos serviços de saúde e de educação e a criação do Dia Municipal de Luta contra a Gordofobia, destinado a marcar a luta desse público por mais respeito. Depois de protocolados, os projetos seguem para apreciação nas comissões.

Destacando a falta de políticas públicas e o preconceito da sociedade com quem está muito acima do peso, Cida Pedrosa diz que “trata-se de um tema pouco discutido no legislativo e no âmbito das políticas públicas, apesar de haver um grande percentual de pessoas consideradas gordas em nossa sociedade. Essas pessoas são alvo constante de discriminação”, destacou .  Segundo a última Pesquisa Nacional de Saúde, divulgada pelo IBGE em outubro do ano passado, mais de 61% dos brasileiros se encontravam nessa condição.

Os PLO 37/2021 caracteriza a pessoa gorda como alguém com Índice de Massa Corporal (IMC) igual ou superior a 25 (sobrepeso) e gordofobia como o preconceito, repulsa ou discriminação social, política e econômica cometidas contra a pessoa gorda. Caso aprovada pela Câmara Municipal, a nova lei obrigará o município do Recife a oferecer carteiras escolares adequadas para quem está acima do peso, evitando que crianças e adolescentes continuem sofrendo constrangimento num ambiente onde deveriam se sentir seguros. 

Visando a área de saúde, o PLO 36/2021 estabelece medidas que devem ser adotadas pelos serviços de saúde para assegurar assistência adequada e acessível.  Diretora do projeto Mundo Plus em Movimento, Karla Rezende exemplifica situações na área de saúde em que pessoas gordas não recebem o tratamento adequado, sendo submetidas a situações aviltantes quando precisam fazer exames como ressonância magnética, por exemplo. “Dependendo do peso, não há equipamento compatível e a pessoa é obrigada a fazer o exame no espaço destinado a cavalos". Os PLOs apresentados pela vereadora Cida, são frutos de articulações provocadas por Karla e o grupo coordenado por ela. “Cida foi muito sensível à nossa causa,”.

“Queremos levar à sociedade a consciência de que a gente existe  e que ninguém pode tirar nosso direito de ir e vir. A gente quer respeito. Não queremos ser tratados como doentes. Nós trabalhamos, estudamos e queremos ter acesso aos serviços.”, completou Karla.

Com o intuito de chamar a atenção da sociedade para essa realidade, o PLO 35/2021 propõe a criação do Dia Municipal de Luta contra a Gordofobia, buscando combater a discriminação e o preconceito que essas pessoas enfrentam diariamente e reafirmar seus direitos.

Leia a notícia no Diario de Pernambuco
Loading ...