Diario de Pernambuco
Busca

POLÍTICA

Prefeito Yves Ribeiro (MDB) reúne secretariado e cobra auditoria na Prefeitura do Paulista

Publicado em: 18/01/2021 17:51 | Atualizado em: 19/01/2021 10:02

 (Foto: Reprodução)
Foto: Reprodução
Em reunião com o seu secretariado, realizada na última sexta-feira, o prefeito eleito do município de Paulista, Yves Ribeiro (MDB), cobrou que fosse realizada "auditoria rigorosa" em todas as secretarias da prefeitura. A decisão foi tomada após secretários afirmarem que o Poder Executivo municipal encontra-se "totalmente sucateado". Destruição de arquivos, furtos de equipamentos e irregularidades com o dinheiro do Fundeb foram alguns dos problemas detectados. Na oportunidade, Yves também elaborou o plano de governo para os 100 primeiros dias de gestão. 
 
De acordo com o gestor, foram encontrados arquivos destruídos e equipamentos furtados, como: televisores, ventiladores, computadores, notebooks, aparelhos de ar-condicionado, sistema de segurança e equipamentos patenteados. Através de relatório feito pela secretária de finanças, Luzia Santos, foi constatado irregularidades com a verba do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação).
 
“É inacreditável que um gestor eleito pelo povo tenha tido a coragem de devastar uma cidade e deixá-la como Paulista está hoje”, lamentou o emedebista referindo-se a gestão do ex-prefeito de Paulista, Júnior Matuto. "Dos 56 milhões do Fundeb destinados ao município, 40 milhões foi depositado em uma conta única  e 16 milhões destinados a uma escritório de advocacia", completou.
 
O prefeito acionou a Procuradoria Municipal, a quem solicitou investigação minuciosa a respeito das irregularidades na Prefeitura, com o intuito de serem enviadas a órgãos competentens, como o Ministério Público Estadual (MPPE), a Polícia, o Ministério Público Federal (MPF), o Tribunal de Contas do Estado (TCE), o Tribunal de Contas da União (TCU) e a Controladoria Geral da União (CGU). Yves Ribeiro também exigiu que os secretários cancelem todos os contratos com  suspeitas de superfaturamento. A atitude serviu para reforçar o comprometimento da gestão com a transparência. 

Durante a reunião, o gestor municipal destacou que o município do Paulista vivencia uma "situação de calamidade" e reforçou a importância de um secretariado unido para fortalecer o trabalho em prol à sociedade. Para tanto, Yves pediu aos titulares das pastas um prazo de 100 dias para colocar em práticas as iniciativas e, assim, reverter a situação da cidade do Paulista.
 
Defesa 
 
Em entrevista ao Diario, o ex-prefeito do município do Paulista Júnior Matuto criticou a postura de Yves Ribeiro e disse estar com a consciência tranquila em relação aos dois mandatos que exerceu à frente da Prefeitura da cidade.  
 
"Eu entreguei a prefeitura bem melhor de como a encontrei oito anos atrás. Se ele (Yves Ribeiro) tá dizendo que tem irregularidades vai ter que provar", disse. " Governei Paulista por oito anos, não entregamos salário atrasado, pagamos todos os fornecedores, entregamos  uma cidade sanada", avaliou.
 
Questionado sobre a "situação de calamidade", termo usado por Yves Ribeiro para se referir às atuais condições do município, que, na visão do atual prefeito, são resultantes da gestão anterior, Júnior Matuto disse que Paulista é considerada uma cidade difícil, mas que cumpriu todo seu dever enquanto chefe do Executivo municipal.
 
"Acho que ao invés do atual prefeito estar trabalhando pelo povo de Paulista, ele está inventando desculpa e a resposta que o povo quer é trabalho e não conversa. Paulista é uma cidade difícil, que a conta não fecha, mas em momento algum eu arredei o pé, honrei o compromisso que tinha firmado com o povo, é tão provável que fui reeleito", finalizou.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL