Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Política

REPRESENTATIVIDADE

''Desafio grande, porém me sinto preparado para tomar conta desse desafio'', afirma novo secretário executivo de Juventude do Recife

Publicado em: 10/01/2021 14:43

 (Reprodução / Redes Sociais)
Reprodução / Redes Sociais
O internacionalista Marcone Ribeiro, 24 anos, assume, a partir deste mês, o comando executivo da secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos da Prefeitura do Recife. Durante entrevista ao Diario de Pernambuco, o jovem negro, LGBTQIA+ e morador do bairro da comunidade do Coque, na área central da capital, destacou que “neste primeiro momento, o foco é a imersão no que foi feito e para focar no que iremos fazer”. 

“Ainda é tudo muito novo. O ano está começando agora. Neste primeiro momento, quero imergir e entender o que está sendo feito. Entender o que deu certo, ver o que pode ser melhorado. Tudo isso trazendo um pouco da minha vivência enquanto negro, pobre e LGBTQIA para melhorar a atuação do órgao à juventude”, enfatizou quando questionado sobre primeiros projetos e principais setores de atuação. 

Em sua rede social, o prefeito do Recife, João Campos (PSB), ressaltou a importância da participação de Marcone em atividades socioeducacionais e de inclusão. O resultado disso, conforme salientou o prefeito, fez com que o jovem morador da comunidade do Coque, na área central da capital pernambucana, fosse selecionado para o cargo. Afinal, ele possui "vez e voz". 

"Marcone é um exemplo, ralou muito pra chegar onde está, tem competência, coração, empatia e sonha com um Recife mais justo. Muito bom tê-lo com a gente!", destacou Campos (PSB) em suas redes sociais.  

O sentimento, conforme confessou Marcone durante entrevista, é de satisfação e de "frio na barriga". A atuação do internacionalista no setor social conta pontos positivos para a gerência do cargo. "Estou muito honrado e feliz por estar assumindo a secretaria que atua numa área onde tenho trabalhado nos últimos quatro anos. Poder fazer parte dessa gestão para ajudar na ampliação e efetividade nas políticas públicas da prefeitura do Recife, construindo fisicamente para a juventude é muito satisfatório", destacou. 

"Venho do terceiro setor e eu sei como é difícil essa construção e vou lutar para melhorar essa ponte entre todos os setores envolvidos. Desafio grande, porém me sinto preparado para tomar conta desse desafio”, afirma novo secretário executivo de Juventude do Recife", finalizou o novo secretário executivo.

Trajetória 
A sua trajetória no campo social não se inicia agora. Muito pelo contrário. Desde os seus 16 anos, quando foi selecionado para fazer um intercâmbio pelo Programa Ganhe o Mundo (PGM), Marcone luta por uma mudança, por impacto social e de realidade. A sede por “fazer do mundo um lugar melhor” resultou na criação do Coque Connecta - projeto voltado para o ensino da língua inglesa na comunidade em que ele cresceu e mora até os dias atuais. 

Em 2018, Marcone foi selecionado pelo Programa Jovens na ONU, selecionado para participar da 22nd Edição da Youth Assembly em New York, onde foi um dos ganhadores da bolsa para participação.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Manhã na Clube com Rhaldney Santos - 25/01
Enem 2020: professores do Colégio Núcleo comentam ao vivo as provas deste domingo
Verão inspira cuidados com a saúde e alimentação
Resumo da semana: enfim, a vacina, posse de Biden e cerco contra os fura-filas
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco