Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Política

Eleições

TRE-PE registra manhã tranquila de votação e reforça opções para justificar voto

Publicado em: 15/11/2020 13:09

 (Foto: Thays Martins/Esp.DP )
Foto: Thays Martins/Esp.DP
Com nenhum incidente registrado na distribuição das urnas, Pernambuco chega ao primeiro turno das eleições municipais com 81 mil mesários, 18.770 seções 20.541 urnas, sendo 1.770 são de reserva, para receber 6.732.607 eleitores registrados no estado. Na primeira coletiva realizada no Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) foi destacado a ocorrência de descarte de santinho próximo a zonas de votação. O presidente do TRE-PE, o desembargador Frederico Neves, reforçou que a multa para o derrame de santinhos é de até 8 mil reais.

O tribunal divulgou os municípios com mais de 200 mil habitantes nesta eleição de 2020 e que, portanto, podem ter segundo são: Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Caruaru, neste ano, as cidades de Paulista e Petrolina entraram para lista.

O eleitor que precisar justificar o voto, TRE-PE ressalta que, devido a pandemia, o eleitor que estiver ausente do seu domicílio eleitoral deve priorizar justificar o voto pelo aplicativo e-Título. Contudo, internautas relatam problemas de instabilidade no aplicativo para realizar a justificativa do voto, mas a assessoria do TRE-PE reforça que o eleitor pode justificar em até 60 dias pelo app e que o e-Título está tendo 400 mil acessos por segundo em todo o Brasil. Em relação à instabilidade, o TRE-PE comunicou que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) está trabalhando para corrigir essa instabilidade. Para quem tiver dificuldade em entrar no aplicativo e-Título e não puder comparecer a uma seção eleitoral, a partir desta segunda-feira (16), o site do TRE estará com a opção de justificar o voto.

George Maciel, secretário de tecnologia da informação e comunicação, afirma que, no período da manhã de votação, houve 128 substituições de urnas em Pernambuco, sendo 13 ocorrências em Jaboatão dos Guararapes, 7 em Caruaru e 6 em São Lourenço da Mata, todas as urnas eram de 2009. Além disso, foram registrados três locais com falta de energia, contudo, as urnas possuem baterias com autonomia para todo o período de votação. As ocorrências de queda de energia foram em Panelas, Serra Talhada e São Lourenço da Mata, mas o TRE-PE afirmou que a Celpe já foi acionada para restabelecer a energia.

Para tirar as principais dúvidas dos eleitores, o Disque Eleitor está disponível para contato através do telefone 3194-9400.


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Entrevista com o governador Paulo Câmara
Um milhão de doses da CoronaVac chegam em São Paulo
Manhã na Clube com Rhaldney Santos - 03/12
Vídeo mostra confusão envolvendo agentes da CTTU em Santo Amaro
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco