Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Política

VITORIOSA

'Eu chamei as pessoas para esperançarem', afirma Dani Portela, vereadora mais votada do Recife

Publicado em: 16/11/2020 01:14 | Atualizado em: 01/12/2020 14:38

 (Foto: Peu Ricardo/DP)
Foto: Peu Ricardo/DP
Foram 14.114 votos que conduziram a novata Dani Portela (PSOL) ao posto de vereadora mais votada da cidade do Recife, posição ocupada por uma mulher pelo segundo pleito seguido, após a Missionária Michele Collins (PP) ser a mais votada de 2016. Em um campo ideológico totalmente oposto, Dani comemorou a vitória, que ela considerou como histórica para uma mulher negra.

“Um desafio histórico, é a resposta de Recife, a terra de Dandara dos Palmares, a terra de Zumbi, a terra que queria também colocar pessoas negras na centralidade desse poder. Somos sub-representadas, as mulheres negras não chegam a 2% desses cargos. Então, eu entendo, que estar, hoje, nesse lugar de ser a mais votada é uma retomada dos territórios políticos”, afirmou a vereadora eleita.

Apoiando a candidata Marília Arraes (PT) no segundo turno na disputa da Prefeitura do Recife, a psolista lembrou da presença de outra mulher em sua campanha. “Acho que é tempo de resgatar a esperança e eu não poderia deixar de dedicar essa vitória à Marielle Franco. Eu estava com Marielle poucos dias antes dela morrer, quando eu ainda tinha dúvida se eu queria ser candidata à governadora de Pernambuco e Marielle disse que nós não poderíamos voltar atrás, que as mulheres precisavam se unir em uma grande força. As mulheres negras, quando se movimentam, movem estruturas com elas”.

Inserida no campo político nas eleições estaduais de 2018, quando foi a terceira colocada na disputa pelo Governo de Pernambuco, com 188.087 votos, Dani reforçou o compromisso com a esperança no qual afirma ter baseado sua campanha.

“Vem da nossa ancestralidade, desses passos que vem de muito longe. Eu não estou sozinha. Tem muitas que vieram antes de mim. Então, é justamente por isso que eu acho importante a representação que tem uma mulher negra, de esquerda, de um partido socialista, diante da conjuntura nacional desse país. Isso dá uma resposta que é muito importante. E eu chamei as pessoas para florescerem, e para esperançarem também. Veja, historicamente os campeões nominais do voto eram fundamentalistas religiosos”.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Moderna espera entregar sua vacina antes do Natal
OMS alerta para situação do Brasil e México na pandemia
Manhã na Clube com Rhaldney Santos - 30/11
Manhã na Clube com Rhaldney Santos - 01/12
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco