Diario de Pernambuco
Busca

PANDEMIA

"Estamos adiantados", diz Pazuello sobre plano vacinal da Covid-19

Publicado em: 26/11/2020 22:24 | Atualizado em: 26/11/2020 22:34

 (Foto: Erasmo Salomao/MS)
Foto: Erasmo Salomao/MS
Enquanto as farmacêuticas que pesquisam vacinas contra a Covid-19 finalizam os testes e se aproximam de um futuro registro nas agências reguladoras, os países começam a preparar os planos de vacinação para 2021. Apesar de não dar muitos detalhes, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, afirmou nesta quinta-feira (26//1), que o Brasil está adiantado no planejamento da vacinação contra a Covid-19.

%u201CO Brasil possui o maior programa de imunização do mundo, que é o PNI (Programa Nacional de Imunização), e eu vejo novas discussões sobre o plano de imunização para a Covid-19. Temos a maior expertise do mundo para fazer isso e nós estamos fazendo com tranquilidade, com 10 grupos setoriais trabalhando, ouvindo todo mundo. Podem ficar tranquilos, nós estamos acima do momento, estamos adiantados%u201D, afirmou durante a coletiva a cerimônia de lançamento de ações de prevenção e cuidado da prematuridade.

Segundo Pazuello, é necessário que os dados dos estudos que comprovem eficácia e segurança na fase três dos estudos clínicos sejam divulgados, dando os detalhes necessários para consolidar o cronograma e os grupos prioritários. %u201CQuando estiver com mais dados logísticos das vacinas, a gente fecha o plano. A lógica é a mesma de qualquer plano nosso: estudar os públicos alvos, estudar as regiões mais afetada, com gente muito capacitada%u201D.

O ministro sugeriu ainda que os grupos que serão vacinados já estão definidos. %u201CPrecisamos aproximar um pouco mais do momento da chegada para fechar o plano logístico, não o plano de quais são os grupos, dessa estrutura toda. Isso já está pronto, essa fase já está pronta%u201D, disse.

Vacinas
Três candidatas que realizaram testes de fase três no Brasil já iniciaram o processo de submissão contínua junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a fim de conseguir o registro, permitindo distribuição e comercialização dos imunizantes à população.

Nesta quinta-feira (26), a farmacêutica Pfizer enviou os primeiros documentos dos testes clínicos referentes à vacina contra a Covid-19 BNT162b2. Anteriormente, já haviam iniciado o procedimento de envio parcelado a farmacêutica AstraZeneca, responsável pela produção da vacina de Oxford, e a Sinovac, que lidera o desenvolvimento da chinesa CoronaVac, junto ao Instituto Butantan.

Até o momento, o governo federal tem acordo assinado para compra da vacina produzida pela laboratório AstraZeneca e pela Universidade de Oxford, no Reino Unido e também integra o Covax Facility, iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a distribuição de imunizantes licenciados.

Na última semana, o Ministério da Saúde se reuniu com quatro farmacêuticas que estão à frente da produção de vacinas contra o novo coronavírus, para conhecer conhecer os resultados dos testes em andamento e as condições de compra, logística e armazenamento oferecidas por cada uma. Foram realizadas reuniões com a Pfizer, Janssen, da Johnson & Johnson; Instituto Gamaleya, e Bharat Biotech.



TAGS: covid-19 | pazuello | pni | vacina |
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL