Diario de Pernambuco
Busca

ELEIÇÕES 2020

Desempenho no primeiro turno confirma perda do protagonismo do PT

Publicado em: 16/11/2020 01:59

Partido não se elegeu em capital alguma no primeiro turno e só conseguiu avançar, para o segundo, em duas capitais  (Lula Marques/Arquivo/Agência PT)
Partido não se elegeu em capital alguma no primeiro turno e só conseguiu avançar, para o segundo, em duas capitais (Lula Marques/Arquivo/Agência PT)
Os resultados das urnas deste domingo (15) confirmaram um movimento que já vem se desenhando desde 2016: a queda do protagonismo do Partido dos Trabalhadores nas eleições majoritárias municipais em todo o Brasil. Há quatro anos, o país assistia o impeachment que afastou a então presidente Dilma Rousseff (PT) do poder Executivo, acusada de cometer crime de responsabilidade e com o governo abalado pelas investigações da Operação Lava-Jato. 

Naquele ano, o partido contava com quatro representantes nas prefeituras das capitais brasileiras. Mas, nas eleições de outubro, o PT conseguiu renovar os mandatos em apenas uma capital, uma diferença de 75% em relação ao número anterior. Em 2020, dois anos depois de perder as eleições presidenciais após vencer a disputa por quatro eleições seguidas, a sigla não venceu em capital alguma e conseguiu se manter na corrida em apenas duas capitais no segundo turno.

Em Vitória (ES), o candidato João Cose computou 21% dos votos e disputará o segundo turno com o Delegado Pazolini (Republicanos), que computou 30% dos votos. A melhor colocação do partido, em relação às capitais, foi no Recife, onde a candidata Marília Arraes apareceu em segundo lugar, com 27% dos votos, e vai disputar o segundo turno com João Campos (PSB), que levou 29% do eleitorado. 

O desempenho é ainda pior na maioria das capitais. Em São Paulo, por exemplo, cidade já governada pelo partido, o candidato Jilmar Tatto terminou o primeiro turno em sexto lugar, com 8,65%  dos votos. No Rio de Janeiro, a candidata Benedita da Silva terminou a disputa em quarto lugar, com 11,27% dos votos. Em Salvador, o partido ficou em segundo lugar com a candidata Major Denice, apresentando 18,86% dos votos. Na capital baiana, a disputa foi definida já no primeiro turno, com o vice de ACM Neto, Bruno Reis (DEM), contabilizando 64,20% dos votos. 

A sigla perdeu ainda mais espaço em capitais no Sul do Brasil, como Florianópolis e Porto Alegre. Nessas cidades, o partido abriu mão de candidaturas próprias para disputar a prefeitura como vice-candidatos. 

Na capital catarinense, a chapa do PT com o PSOL, representada por Elson Pereira, como candidato, e Lino Peres, como vice, terminou o primeiro turno com 28,99% dos votos, em segundo lugar. Gean Loureiro (DEM)  venceu o pleito com 53,46% já no primeiro turno. 

Já na capital gaúcha, a chapa petista com o PC do B , representada por Manuela D’ávila, como candidata, e Miguel Rossetto, como vice, terminou o primeiro turno com um melhor resultado: segue para o segundo turno, com 28,99% dos votos, em segundo lugar.

Em Curitiba, o PT anunciou uma chapa pura, interpretada como uma maneira de marcar posição na cidade que representa o berço da Operação Lava-Jato e onde o ex-presidente Lula ficou preso até o ano passado. No entanto, a candidatura terminou o primeiro turno com apenas 2% dos votos, em nono lugar. 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL