Diario de Pernambuco
Busca

CAMPANHA

Mendonça apresenta eixos para construção de plano de governo

Publicado em: 17/09/2020 19:08

Mendonça, Priscila e a equipe de coordenação de campanha (Foto: Guga Matos / Divulgação)
Mendonça, Priscila e a equipe de coordenação de campanha (Foto: Guga Matos / Divulgação)
O candidato a prefeito do Recife Mendonça Filho (DEM) apresentou, na tarde desta quinta-feira (17), uma série de eixos para a construção de seu plano de governo para a capital pernambucana. O demista falou ao lado da candidata a vice, Priscila Krause (DEM), na coligação Recife Acima de Tudo. O coordenador da campanha é o economista Ecio Costa. Em sua equipe, contará com o cientista político Tiago Levi e o jornalista Manoel Medeiros Neto. A apresentação dos eixos foi feita por via remota, em uma coletiva na plataforma Zoom.

De acordo com Ecio Costa, o plano terá o que ele chamou de “quatro eixos estruturadores”: social, econômico, urbano e institucional. Segundo o economista, as equipes por eixos temáticos serão definidas e  divulgadas ao longo dos próximos dias. O plano completo, legalmente, tem até o dia 26 de setembro para ser entregue.

“Agradeço o convite para compor esta nova equipe e posso dizer que estamos trabalhando para construir propostas que, após as eleições, se tornem políticas públicas implantadas para o conforto e segurança da população. Ao longo dos dias vamos intensificar esses debates para oferecer um programa robusto que solucione as carências do povo recifense”, afirmou Costa.  

“Convidamos profissionais qualificados, conhecedores do Recife e dos problemas enfrentados pela população, herança de uma gestão fracassada dos governos de esquerda que há 20 anos sucateiam a capital pernambucana. Juntos, como muito trabalho e ouvindo as necessidades do povo, vamos tirar o Recife do atraso em que se encontra e fazer nossa capital voltar a ser protagonista, não só no Nordeste, mas no Brasil. O recifense merece esse cuidado”, defendeu Mendonça Filho. 
 
De acordo com a equipe de comunicação do candidato, a primeira área do plano de governo será o Desenvolvimento Social e deve agregar educação, segurança, saúde, esportes e lazer, e direitos humanos. A segunda esfera é a do Desenvolvimento Econômico, que comporta empreendedorismo, trabalho e renda, cultura e turismo, e tecnologia e inovação. O terceiro eixo será o Desenvolvimento Urbano, que liga planejamento urbano, habitação, saneamento, mobilidade e meio ambiente. Por último, o quarto eixo: Desenvolvimento Institucional, terá seu foco em gestão, cidade digital e desburocratização.

Priscila Krause destacou que o plano de governo está sendo elaborado considerando a experiência das pessoas envolvidas cujo foco principal é a reconstrução do Recife. “Vamos aperfeicoá-lo à medida em que os debates forem ocorrendo durante a campanha para resgatar o Recife. Não iremos descansar enquanto não sanarmos as graves sequelas dos 20 anos de gestão desastrosa de PT e PSB, marcados por administrações inchadas e lentas. O Recife tem sido colocado abaixo de interesses particulares, assim como o Brasil foi pelo mesmo grupo que levou o país ao atraso. Temos muito a entregar à população recifense”, disse a candidata a vice. 

Associação com Bolsonaro

Durante a convenção da última quarta-feira (16), uma música, interpretada pelo cantor Alcymar Monteiro, tocou no evento. A letra dizia “Mendonça é Bolsonaro, Bolsonaro é Mendonça”. Apesar dos jingles de campanha ainda não estarem autorizados, questionou-se se a canção seria utilizada pelo demista. 

Mendonça afirmou que a música foi feita por Alcymar de forma livre, associando dois políticos que o cantor gosta. “Deixamos tocar na convenção porque as pessoas são livres para se expressarem”, disse o ex-ministro da Educação. O demista e a vice também defenderam que o nome da coligação, Recife Acima de Tudo, não seria uma associação direta ao slogan do governo federal, Brasil Acima de Tudo, Deus Acima de Todos.

“Recife Acima de Tudo é outra forma de dizer Recife em Primeiro Lugar”, afirmou Mendonça. O candidato, também, disse que deve dialogar com o governo federal e que o eleitor bolsonarista que quiser votar nele será bem vindo. Aproveitou o momento para criticar a postura da atual gestão do PSB em contrapor o governo Bolsonaro. “É uma tentativa de nacionalizar o debate da cidade”, disse Mendonça.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL