Diario de Pernambuco
Busca

IMPOSTOS

Amupe se reúne com CNM e parlamentares para debater reforma tributária

Publicado em: 14/08/2020 17:54

José Patriota em videoconferência (Foto: Divulgação / Amupe)
José Patriota em videoconferência (Foto: Divulgação / Amupe)
O presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) e prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota (PSB), participou de uma videoconferência nesta sexta-feira (14) de reunião do Conselho Político da Confederação Nacional de Municípios (CNM). Em seguida, houve um debate, também virtual, que contou com a presença do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ) e do deputado federal Silvio Costa FIlho (Republicanos). 
Os encontro virtuais tiveram a finalidade de discutir questões relacionadas à Reforma Tributária. Também participaram da reunião o presidente da CNM, Glademir Aroldi e outros líderes municipalistas estaduais.

Representando Pernambuco, Patriota ressaltou que é preciso dar mais transparência ao Sistema Tributário Nacional. "Temos de lutar para que essas premissas sejam atendidas nesse processo", disse. “Outra questão fundamental é a gestão dos Municípios na arrecadação. O dinheiro é público e é inadmissível essa dificuldade de acesso da gestão de recursos arrecadados pertencentes aos entes federativos", comentou o gestor.

Em seguida, as lideranças municipalistas se reuniram com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, o relator do texto da reforma, deputado Aguinaldo Ribeiro (PP); e os deputados Baleia Rossi (MDB), autor de uma das proposições em tramitação; e Silvio Costa Filho (Republicanos).

Em sua fala, segundo a Amupe, Patriota se mostrou a favor de uma simplificação dos tributos e destacou a necessidade de discutir a reforma definindo atribuições de cada ente, levando em consideração o novo pacto federativo. “A reforma tributária não pode ser dissociada do Pacto Federativo que está em discussão no Congresso. O recurso tem que estar associado à atribuição de cada ente. Não dá para discutir uma reforma adequada sem o pacto federativo”, disse.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL