Diario de Pernambuco
Busca

Unidade Popular

Em meio à crise, um novo partido

Publicado em: 12/07/2020 08:34

Thiago Santos é presidente da UP em Pernambuco (Emanuelle Rodrigues/ Divulgação)
Thiago Santos é presidente da UP em Pernambuco (Emanuelle Rodrigues/ Divulgação)
Diante de uma das eleições mais atípicas da história do Brasil recente, um novo partido chega para a disputa. A Unidade Popular (UP), partido que no ano passado recebeu o registro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), tornando a ser o 33º partido criado no País, organiza-se para concorrer ao primeiro pleito. Nas primeiras eleições, a agremiação já precisou enfrentar o distanciamento social em decorrência da pandemia da covid-19 e está tendo que se articular para conversar com seus próprios correligionários e aliados à distância. 

A UP nasceu da união de movimentos sociais, sindicais, estudantis, de gênero e ideologicamente se enquadra no campo da esquerda no espectro político. Nacionalmente, Leonardo Péricles responde pela legenda. O processo de criação do partido levou alguns anos e contou com o apoio de sua própria militância em todas as etapas. No Recife, para estas eleições, o presidente estadual da sigla, Thiago Santos, vai concorrer à prefeitura da Capital. 

"A gente tem dito que para a UP tudo tem sido mais difícil que a média do normal. Primeiro na hora de fundar o partido, a gente pegou a legislação mais dura e agora na hora de preparar o partido para as primeiras eleições a gente enfrenta essa pandemia", brinca Thiago, se referindo também a Resolução do TSE nº 23.571/2018, que fala sobre a criação, organização, fusão, incorporação e extinção de partidos políticos. "Nós não vamos nos intimidar e nem nos paralisar por conta das circunstâncias que a gente está enfrentando", completou. 

A presidente municipal do Diretório de Caruaru, Valéria Pires, conta que no início da pandemia, não foi percebido que o período poderia se alongar por tanto tempo e as atividades foram pausadas. Mas após algumas semanas e tendo em vista a necessidade de se voltar às discussões políticas internas e externas, os correligionários precisaram se adaptar. "Nas questões mais internas, que são de interesse da militância, a gente faz em reuniões virtuais por esses aplicativos que estão disponíveis na internet e quando é algo de interesse mais público, a gente faz lives pelas nossas redes sociais. Tanto pelo Instagram, como também pelo Facebook", falou. 

Uma das etapas para a formalização de um partido político é o recolhimento de assinaturas. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), na obtenção do registro, a UP conseguiu "o apoio de 63.362 eleitores no estado de Pernambuco, superando o percentual mínimo de 0,1% do eleitorado que votou no pleito de 2014 no estado, equivalente a 5.304 assinaturas". 

Para as eleições de vereadores e prefeitos de várias Cidades, a UP conversa com partidos que compõem a Frente povo sem medo, como o PCB e alas do PSOL. Mas descarta um apoio a Frente de esquerda encabeçada pelo PT no Recife. "A gente reconhece as lideranças do PT, os projetos políticos do PT no campo da esquerda, mas para a gente conseguir uma unidade da esquerda enquanto voto do eleitor de esquerda mais avançado, a gente acha que o PT não deveria ser uma condição para a construção dessa frente de esquerda", conclui o presidente estadual da UP, Thiago Santos. 

Nas últimas eleições municipais, o partido Novo concorreu pela primeira vez, nestas eleições, a UP concorre e o Aliança pelo Brasil se esforça para conseguir concorrer nas próximas. Na avaliação do Cientista Político pela Universidade Federal Fluminense, Antônio Lucena, quanto mais partidos são formados no Brasil, mais difícil de se obter êxito em negociações políticas. "Todo o sistema político cria barreiras para evitar que se fique muito fragmentado. Se não os pontos de tensão ficam muito elevados”, Então, argumenta ele, “você tem que negociar para que todos esses partidos sejam contemplados".

Ainda segundo Lucena, "quando você tem mais um partido, você gera uma grande fragmentação, mesmo a nível municipal. Se você projeta para o nacional, você gera uma fragmentação tão elevada que fica difícil acomodar todos", conclui.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL