Diario de Pernambuco
Busca

INDEFINIÇÃO

Dirigentes do PSOL e militantes seguem defendendo pré-candidatura própria no Recife

Publicado em: 08/07/2020 19:20

Paulo Rubem ainda quer ser prefeito do Recife, apesar da decisão do PSOL (Foto: Câmara dos Deputados)
Paulo Rubem ainda quer ser prefeito do Recife, apesar da decisão do PSOL (Foto: Câmara dos Deputados)
Paulo Rubem, apesar do anúncio oficial, segue defendendo sua pré-candidatura à Prefeitura do Recife. Ele é apoiado por dirigentes e militantes do PSOL. No início da noite desta quarta-feira (8), a assessoria de comunicação do ex-deputado divulgou uma nota reiterando o desejo de concorrer à majoritária na capital pernambucana. A nota é assinada por oito pessoas, entre militantes e dirigentes do PSOL.

“Respaldados pelas Resoluções do Diretório Nacional do PSOL e a partir da inscrição da Pré-Candidatura no Diretório Estadual do PSOL em outubro de 2019, dirigentes do partido, no plano nacional, estadual e municipal decidiram hoje levar o nome do Professor Paulo Rubem Santiago à Convenção Municipal do Partido”, diz a nota dos apoiadores de Paulo Rubem.

Alguns dirigentes e militantes acreditam que a decisão, tomada por quatro votos na reunião ocorrida na terça (7), no Diretório Municipal, em apoio a uma candidatura externa ao PSOL, não teria “respaldo estatutário nem regimental”.

“Até o início da reunião havia duas pré-candidaturas registradas, a do Professor Paulo Rubem Santiago e a do Presidente Estadual do PSOL Severino Alves. Em sua fala o Presidente Estadual comunicou a retirada de sua pré-candidatura passando a defender uma candidatura externa ao partido. A partir daí restou a pré-candidatura do Professor Paulo Rubem Santiago. Entretanto, por quatro votos colhidos entre os sete membros do Diretório Municipal decidiu-se indevidamente pelo apoio ao nome externo, substituindo-se assim, dessa forma, a deliberação dos milhares de filiados do PSOL em Recife, a ser tomada em convenção municipal e, dessa maneira, cassando-se indevidamente a pré-candidatura do Professor Paulo Rubem Santiago”, continua o texto dos socialistas. 

“Conforme já haviam se manifestado antes em inúmeras oportunidades, os dirigentes e militantes abaixo assinados seguem defendendo a construção pelo PSOL de uma frente de esquerda que combine a oposição ao governo de Jair Bolsonaro, aos governos do PSB e aos partidos de direita que disputarão as  eleições em 2020 no Recife com a apresentação de um programa de profundas transformações para a cidade, com foco na universalização dos direitos sociais, na reforma urbana e no fortalecimento das políticas de educação, saúde, cultura, habitação, acesso universal à água e ao saneamento, o combate à violência e a todas as formas de discriminação contra as mulheres, negros e negras, população LGBTQIA+, jovens, idosos e pessoas com deficiência”, segue a nota..

O partido conclui com: “Dessa forma defenderemos nas instâncias superiores do partido que seja restabelecida a deliberação pela convenção municipal, dada a ausência de consenso no diretório municipal, restaurando o direito de filiados(as) do PSOL Recife de decidir os rumos do partido”.

O texto é assinado por Leandro Recife, Secretário Geral Nacional do PSOL; José Gomes Neto, Secretário de Organização do Diretório Estadual do PSOL-PE; Isis Silva, membra da Direção Estadual do PSOL; Cleide Andrade, também da Direção Estadual do PSOL; Dayvison Caetano, presidente do Diretório Municipal do PSOL no Recife; Gabriel Augusto, membro da Direção Municipal do PSOL Recife; Áureo Cisneiros, também membro do Direção Municipal do PSOL Recife; e, por fim, o próprio Paulo Rubem Santiago. 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL