Diario de Pernambuco
Busca

MANIFESTAÇÕES

Protesto pró-Bolsonaro tem manifestante detido no Recife

Publicado em: 07/06/2020 19:08 | Atualizado em: 07/06/2020 19:27

O deputado Alberto Feitosa (PSC), de máscara com a bandeira do Brasil, acompanha detenção (Foto: Rodrigo Baltar/Agência Pixel Press/Folhapress)
O deputado Alberto Feitosa (PSC), de máscara com a bandeira do Brasil, acompanha detenção (Foto: Rodrigo Baltar/Agência Pixel Press/Folhapress)
Na manhã deste domingo (7), manifestantes pró-Bolsonaro foram à praia de Boa Viagem e tentaram fazer um ato a favor do Presidente da República. A ação foi em protesto à proibição do Governo do Estado de circulação nas praias durante a pandemia de Covid-19. Sob chuva, a manifestação teve adesão baixa.  

De acordo com a Polícia Civil, um manifestante, de 54 anos, foi autuado por tentar infringir a determinação sanitária. Segundo a polícia, ele não queria obedecer a pedidos de policiais militares para que deixasse a praia. O homem foi conduzido para a Delegacia de Boa Viagem, onde assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e foi liberado.

“Como forma de burlar as medidas sanitárias, alguns manifestantes se passaram por pescadores. Amparavam-se no fato de a pesca artesanal e profissional estar liberada por decreto estadual”, diz a nota conjunta das polícias Civil e Militar. A polícia afirmou que os manifestantes estavam apenas fingindo que pescavam. Segundo a PM, mais de 600 pessoas já foram autuadas desde o início das medidas de isolamento, em março.

O deputado estadual Alberto Feitosa (PSC), que é coronel da PM, esteve no protesto e acompanhou a detenção do manifestante de direita. Mais tarde, usou suas redes sociais para repudiar a condução do homem à delegacia. Ele citou o ato ocorrido na sexta-feira (5), no centro do Recife, lembrando a morte do menino Miguel, como exemplo de uma suposta seletividade da PM em fazer cumprir o decreto de distanciamento social.  “O vírus é muito inteligente. Ele só ataca que está na Avenida Boa Viagem e quem está na praia. Quem tava na manifestação descumprindo, também, o decreto, não”, provocou o parlamentar em uma publicação no seu perfil do Instagram.

Protesto contra governo federal lembra menino morto no Recife

Um grupo de manifestantes se reuniu às 15h deste domingo (7) no pátio da Basílica de Nossa Senhora do Carmo, bairro de Santo Antônio, centro do Recife, para protestar contra o governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). O ato foi puxado por organizações partidárias de esquerda e por representantes de torcidas denominadas antifascistas do Sport, Santa Cruz e Náutico.

Por volta das 15h30, os manifestantes seguiram pela Avenida Dantas Barreto, passando pela Avenida Guararapes, pela ponte Duarte Coelho. Por fim, foram pela Rua da Aurora até o monumento “Tortura Nunca Mais”, na esquina com a Rua Mário Melo, em Santo Amaro. Ao longo do trajeto, alguns moradores de edifícios no caminho batiam panelas nas janelas em apoio ao protesto. 

Os manifestantes também gritaram frases lembrando a morte do menino Miguel, de 5 anos, que caiu de uma das Torres Gêmeas no centro do Recife na última terça-feira (2). “Miguel, presente” foi um dos gritos entoados durante o protesto. Uma faixa lembrava, ainda, a morte do americano George Floyd, asfixiado por um policial nos Estados Unidos. 

Os organizadores do movimento tentaram fazer com que os manifestantes mantivessem uma distância de pelo menos 1 metro um do outro. Segundo eles, a medida visava promover o distanciamento social necessário para evitar a propagação do novo coronavírus.

A deputada estadual Jô Lima (Psol), representante do mandato coletivo “Juntas”, acompanhou a passeata. “O Brasil começa um processo de manifestações contra um presidente que não se importa com vidas”, disse a parlamentar. “Esse ato acontece em todo o Brasil porque o povo está se organizando contra esse governo”, continuou Jô. 

O protesto não teve incidentes de violência. Um homem, que não se identificou, tentou intimidar alguns manifestantes, mas foi contido após questionamentos de um dos participantes do ato. Viaturas da Polícia Militar (PM), CTTU e da Guarda Municipal acompanharam a caminhada. Um destacamento da Cavalaria da PM estava na Rua da Aurora. De acordo com a PM, 180 policiais acompanharam o protesto. Por volta das 17h, o ato começou a se dispersar.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL