Diario de Pernambuco
Busca

RESPOSTA

'Sem Judiciário independente, jamais haverá cidadãos livres', diz Celso de Mello

Publicado em: 26/05/2020 17:34

Ministro Celso de Mello, decano do STF (Foto: Nelson Jr./STF)
Ministro Celso de Mello, decano do STF (Foto: Nelson Jr./STF)
O ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), respondeu aos ataques feitos pelos apoiadores e integrantes do governo Bolsonaro em relação aos demais magistrados que compõe Corte. Em sessão da segunda turma nesta terça-feira (26), o decano afirmou que o Judiciário não deve ser subserviente aos governos.

"Sem o Poder Judiciário independente que repele injunções marginais e ofensivas ao postulado da separação de poderes e que buscam ilegitimamente controlar a ação dos juízes e dos tribunais jamais haverá cidadãos livres", afirmou o ministro. 

No vídeo da reunião ministerial do dia 22 de abril, revelado pelo STF na última sexta-feira (22), o ministro da Educação, Abraham Weintraub, aparece chamando os ministros da Suprema Corte de "vagabundos" e sugerindo que os magistrados "vão todos para a cadeia". 

Ainda na sexta, antes da divulgação da filmagem, o chefe do Gabinete da Segurança Institucional, Augusto Heleno, emitiu nota mencionando "consequências imprevisíveis" caso o Supremo determinasse a apreensão dos celulares do presidente Jair Bolsonaro. O comunidado foi endossado pelo ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva.

Celso de Mello é o reator, no STF, do inquérito que apura suposta interferência política de Bolsonaro nas investigações da Polícia Federal. O vídeo da reunião de 22 de abril foi apontado pelo ex-ministro da Justiça e da Segurança Pública, Sergio Moro, como prova de que o presidente da República vem tentando intervir no trabalho da PF. 



Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL